7 de janeiro

Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Morador de Niterói, Luiz Césio Caetano assume comando da Firjan

Por redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Luiz Caetano e a receita para o desenvolvimento: gestão pública, mão de obra qualificada; infraestrutura; e segurança pública.
foto Marcelo Martins-Firjan IMG_6626_
Depois de quase 30 anos, Eduardo Eugênio Gouveia Vieira passq o comando da Firjan ao empresário do Leste Fluminense: Foto: Firjan/Marcelo Martins

O novo presidente da Firjan, Luiz Césio Caetano, 74 anos, destacou, na sua posse, nesta segunda-feira (14), que a indústria tem papel importante na formulação do desenvolvimento econômico do estado do Rio e do Brasil. Morador de Niterói e empresário com atuação na Região dos Lagos, destacou questões que precisam ser priorizadas para aumento da produtividade da indústria e desenvolvimento socioeconômico do estado e do país: “gestão pública eficiente; mão de obra qualificada; transição, integração e eficiência energética; infraestrutura; e segurança pública.”

Em cerimônia com a participação do vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, Luiz Césio Caetano foi assertivo sobre o papel da Firjan:  “Vamos trabalhar para contribuir no enfrentamento a essas questões, sempre atuando de forma efetiva e incansável pela defesa de interesses da nossa indústria, numa Firjan ainda mais ágil, dinâmica, participativa, propositiva e inovadora”, pontuou

INDÚSTRIA

Com 50 anos de atuação na  indústria fluminense, desde 2023 Caetano é diretor da Confederação Nacional da Indústria (CNI), onde também é vice-presidente do “Conselho Temático da Micro, Pequena e Média Empresa” e participa do “Grupo de Trabalho de Combate ao Brasil Ilegal”, criado por sugestão da Firjan. Ao passar o cargo, Gouvêa Vieira falou sobre o futuro da federação.

– Caetano é uma liderança empresarial das mais competentes que temos. É incansável na atuação em prol da defesa da indústria e tem enorme conhecimento sobre o cenário do setor no estado do Rio de Janeiro, o que, certamente, vai contribuir para o fortalecimento ainda maior da atuação da Firjan na representação empresarial – disse Eduardo Eugenio, que ficará à frente do Conselho de Representantes da Firjan.

Em seu discurso, o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, celebrou a importância indústria para o país. “A Nova Indústria Brasil tem alicerces na inovação, sustentabilidade e competitividade. Estamos promovendo medidas de estímulos ao setor que já estão tendo resultados positivos para a economia. E continuamos à disposição da Firjan para trabalharmos juntos para fazer a indústria crescer ainda mais”, destacou o também ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, que ressaltou o legado de Eduardo Eugenio e desejou sucesso a Caetano na jornada à frente da Firjan.

A cerimônia, que também contou com a participação do presidente da CNI, Ricardo Alban, da presidente da Petrobras, Magda Chambriard, além de empresários e representantes de federações do país.

Luiz Césio Caetano

Nascido em Campos, engenheiro mecânico de formação, Luiz Césio Caetano é diretor corporativo e acionista da Sal Cisne, empresa a qual se dedica há mais de 40 anos. Desde 1997 preside o Sindicato da Indústria de Refinação e Moagem de Sal do Estado do Rio de Janeiro (Sindisal). Ocupou, até 2021, o cargo de presidente do Conselho Regional da Firjan Leste Fluminense.

O novo presidente da federação liderou o Grupo de Trabalho Empresarial que elaborou a “Agenda de Propostas Firjan para um Brasil 4.0”, entre outros projetos. A Nova Indústria Brasil, política industrial lançada pelo governo federal em janeiro deste ano, tem 60% das propostas convergentes com a agenda da federação, entregue a Geraldo Alckmin e a diversas outras autoridades.

COMPARTILHE

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.