22 de novembro

Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Talíria Petrone declara apoio a Rodrigo Neves em Niterói

Por Sônia Apolinário
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Terceira colocada na eleição, com mais de 12% dos votos, deputada do PSOL convoca população a lutar “contra o retrocesso“.
talíria petrone no morro do estado
Talíria Petrone: “a cidade vai desmascarar o lobo em pele de cordeiro”, como se refere a Carlos Jordy (PL). Foto: arquivo

A candidata do Psol à prefeitura de Niterói, Talíria Petrone, declarou, nesta segunda-feira (7), seu apoio a Rodrigo Neves (PDT), no segundo turno das eleições municipais. Terceira colocada no primeiro turno, ela já tinha se manifestado, nesse sentido, no próprio domingo (6), horas após sair o resultado nas urnas.

Leia mais: Veja como os bairros de Niterói votaram para prefeito

– Sou uma mulher muito verdadeira. Faço política de verdade. E quando eu estou triste, eu estou triste. Mas a nossa tristeza também é motor para o futuro. A nossa trajetória política sempre foi de compromisso com a democracia. E, neste momento, eu também estarei ao lado da democracia. E, em Niterói, estar ao lado da democracia é derrotar Carlos Jordy no segundo turno. Não tenho nenhum problema de dizer que vou votar em Rodrigo Neves. Não é sobre o voto 12. Não é sobre Rodrigo Neves. É sobre Carlos Jordy. Não sou política de duas palavras nem duas caras. A cidade vai mal e é por isso que essa eleição terá dois turnos. Mas nós também não vamos aceitar o retrocesso – afirmou ela, por intermédio de nota.

Talíria Petrone discursa domingo (6), após a definição do resultado das eleições. Foto: reprodução

No domingo à noite, ela não segurou as lágrimas ao constatar que tinha ficado fora do segundo turno. Talíria acompanhou a apuração dos votos em um bar na Cantareira. Foi lá mesmo, no meio da rua, com voz rouca e embargada e maquiagem levemente borrada por conta do choro, que empunhou o microfone para já sinalizar que se colocaria “ao lado da democracia“ e que isso significava “derrotar Carlos Jordy, na nossa cidade”. Naquele momento, porém, ela não citou o nome de Rodrigo Neves.

Ainda na nota, ela afirma que “a cidade vai desmascarar o lobo em pele de cordeiro”, como se refere a Carlos Jordy:

– Nós temos três semanas para dizer não ao fascismo e sim à democracia. Para dizer não ao atraso, e sim à democracia. Para dizer não a quem ataca o SUS, e sim à democracia. A cidade vai desmascarar o lobo em pele de cordeiro. É Niterói que vai desmascarar Carlos Jordy que, em Brasília, votou contra o Bolsa Família. E o partido dele, aqui em Niterói, votou contra a Moeda Arariboia. Vamos trabalhar muito para consolidar o que as pesquisas diziam: Carlos Jordy perde em todos os cenários. Mesmo aqueles que não gostam de Rodrigo Neves, porque sabem que a gestão vai mal, vão votar 12 para derrotar quem não gosta de vacina, não gosta de universidade pública e de servidor público –  disse.

No domingo ela também sinalizou que poderia voltar a disputar a prefeitura de Niterói, nas próximas eleições municipais. Na segunda-feira, essa intenção foi formalizada. Talíria Petrone informou que será candidata à prefeita, outra vez, em 2028.

No primeiro turno, ela recebeu 35.483 votos. Em 2020, pelo Psol, quem disputou a prefeitura de Niterói foi o deputado estadual Flávio Serafini, que obteve 23.846 votos e ficou em segundo lugar. Em 2022, Talíria foi reeleita deputada federal com 198.548 votos. Desse total, 22.054 foram dados por eleitores de Niterói.

– Estou muito segura e tranquila que sempre estivemos do lado certo da história e de que agora nós também estaremos do lado certo da história. Eu também estou muito segura de que a nossa candidatura apresentou uma esperança de futuro para a nossa cidade. E de que a nossa cidade terá daqui a quatro anos terá a sua primeira mulher prefeita – afirmou.

Próximos passos

Além de apoiar a candidatura de Rodrigo Neves, Talíria Petrone, agora, continua com seu trabalho em Brasília. A deputada federal, que já enviou mais de R$ 46 milhões em emendas para Niterói, promete seguir cuidando da cidade. Antes, porém, ela se permitirá uns dias para “curtir” os filhos, Moana e o Kalu.

E se ontem, não foi possível conter o choro, hoje o sorriso, voltou:

– Nós somos vitoriosos. Essa é a primeira eleição que eu perco na urna, porque, com todo respeito, sou boa de voto, mas essa foi a campanha mais linda que a nossa Niterói já viu. Foi a mais apaixonante que a nossa cidade já viu. Em cada canto, fui abraçada. Esse sentimento de amor a Niterói vai daqui a quatro anos eleger a primeira prefeita da cidade. Obrigada a cada um e a cada uma que acreditou nesta candidatura, que eu ainda acredito ser o futuro da nossa cidade. A vitória pode até demorar um pouco, mas ela virá. Vamos seguir na rua. Vamos seguir organizados. Vamos seguir apaixonados pela nossa cidade. Vamos derrotar o atraso. E, nos próximos quatro anos, vamos construir o futuro que cada um de Niterói merece – afirmou.

COMPARTILHE