22 de novembro

Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Niterói vai às urnas por uma cidade melhor

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Cidade escolhe prefeito e vereadores e espera solução para problemas de trânsito, saúde e educação
20241006_080444
Urnas abertas: votação no Colégio Assunção. Foto de leitor
Movimento às 8h na abertura das urnas no Colégio Assunção. Foto de leitor

Niterói vai às urnas: 410.032 eleitores registrados, dos quais a maioria é de mulheres, definem neste domingo (6) quem será o prefeito da cidade pelos próximos anos. Tinha fila na porta do Colégio Assunção, em São Francisco, na abertura das urnas, às 8h. Dobrava a esquina. Mas não houve nenhuma dificuldade para votar.

O ex-prefeito Rodrigo Neves (PDT) aparece na frente nas pesquisas, seguido pelo bolsonarista Carlos Jordy (PL) e pela incansável Talíria Petrone (PSOL).

As pesquisas, que foram repetidamente embargadas pela Justiça, não permitem saber se haverá segundo turno ou não, depois de uma campanha que coloriu as ruas da cidade durante 40 dias, sem maiores incidentes, além acusações falsas na internet.

A cidade elege também 21 vereadores para a Câmara Municipal, entre mais de 300 candidatos, um número bem menor que em outras eleições, por força de mudanças na legislação.

Há mais homens, 196, do que mulheres, 107. E uma expectativa de uma renovação pequena da Casa, em torno de 30 a 40%.

O prefeito de Niterói vai ter em 2025 um orçamento que deve passar de R$ 5 bilhões, para a administração dos serviços públicos municipais: infraestrutura urbana, saúde, educação e ordem pública. Já os vereadores são responsáveis por legislar sobre assuntos de interesse local, fiscalizar as ações do Executivo e propor leis que beneficiem a cidade e seus habitantes.

Niterói enfrenta desafios conhecidos em várias áreas, resultado de um crescimento desordenado e de fortes desigualdade sociais. As propostas dos candidatos não trouxeram novidade, não há nenhuma proposta inovadora para resolver os engarrafamentos, as notas ruins na Educação e as filas para exames médicos.

O voto do eleitor de Niterói neste domingo vai depositar nas urnas a confiança da cidade naqueles que ela acredita que poderão tornar a vida melhor nos próximos quatro anos.

Uma escolha que não termina com o voto na urna, mas exige do morador acompanhamento permanente do trabalho que prefeito e vereadores realizam, para que corresponda às nossas expectativas. A eleição é a chance do eleitor dizer o que pensa. E é importante também que os eleitos saibam que a cidade tem voz.

COMPARTILHE