COMPARTILHE
Exposição, performance, Centro EcoCultural em Piratininga, yoga na praia… A programação do fim de semana em Niterói está no ar. Abaixo, você confere a curadoria feita pelo A Seguir com a seleção de espetáculos, atividades ao ar livre, e do que há de mais lúdico na cidade.
Leia mais: O tom das campanhas para prefeitura de Niterói
O destaque desse fim de semana é a Casa 264 que oferece nesta sexta e sábado: lançamento de livro, performances, exposição e “welcome drinks com brasilidades”.
Niterói terá mais uma edição do “Yoga na Praia” neste domingo (6), às 9h. O evento, realizado na Praia da Boa Viagem, terá como tema o Outubro Rosa. A organização é da Dharma Bhūmi, espaço de Yoga, Meditação e Vedānta.
Pela edição conta com o apoio da Oncomed e da PróOnco Mulher e com a distribuição de camisas especiais do evento para os 150 primeiros participantes.
Canga ou toalha e uma garrafa de água são bem-vindas!
Data: Domingo, 6 de outubro
Horário: Das 9h às 10h30
Local: Na areia da Praia de Boa Viagem
A programação dessa sexta e sábado na Casa 264 – novo centro cultural de São Domingos – está repleta de atividades artísticas. Para quem curte o diálogo com artistas independentes, vale a pena conferir o que a Casa tem a oferecer. Nesta sexta (4), a exposição “Enternecer” segue em cartaz. A DJ Taia Pitaia ataca a pista e se junta a um welcome drinks com brasilidades dançantes, das 19h às 00h.
No sábado (5), a pesquisadora, professora e tradutora Luiza Rezende lança seu livro “Montanhas, Duas“. No lançamento, ela fará um bate-papo com o jornalista e escritor Júlio Honaiser. Após o público poderá presenciar a performance do bailarino e coreógrafo Thiago Caetano.
Novidade na cidade, o Centro EcoCultural, o espaço é o primeiro equipamento cultural público da Região Oceânica – um museu interativo que tem como premissa a educação ambiental com informações sobre o funcionamento e a importância desse ecossistema na Região Oceânica.
Nela, o público poderá encontrar painéis explicativos, jogos, nos mais diversos estilos, maquetes, fotos das espécies que habitam a Lagoa de Piratininga. Logo na entrada do museu, um filme é exibido ao público contando todo o projeto de recuperação da Lagoa de Piratininga.
Outra atração interessante é um equipamento que, através do movimento de bolas, consegue simular a passagem da água e sublinha para a importância de sua recuperação ambiental, com a despoluição feita de forma natural.
Ao fundo da Lagoa, é possível ainda é possível degustar de três dos grandes cartões portais do Rio: o Corcovado, o Pão de Açúcar e a Pedra da Gávea.
A exposição “Etnogênese – O Que É e O Que Pode Ser”, primeira individual do artista visual Marcelino Melo, também conhecido como “Quebradinha”, segue em cartaz no MAC.
Com curadoria assinada pelo rapper Emicida, a mostra reúne 43 obras, entre quadros, vídeos, fotografias e instalações, e está dividida entre o prédio principal do MAC e o Macquinho, espaço sociocultural localizado no Morro do Palácio.
A mostra é uma boa oportunidade para as pessoas conhecerem de perto um trabalho que elas já sabem que existe, no entanto, com uma nova proposta, em direção ao lúdico, ao afetivo, à memória e à territorialidade, não só das favelas, mas do interno e do que nos habita.
Etnogênese – O Que É e O Que Pode Ser
Visitação: de 7 de setembro a 24 de novembro
Horários: de terça a domingo, das 10h às 18h (entrada até às 17h30)
Ingressos: R$16 (inteira) e R$8 (meia-entrada)
Local da venda de ingresso: diretamente na bilheteria do museu (somente pagamento em dinheiro) ou online pelo site
Sympla (pagamento via cartão de crédito, PIX ou boleto – este disponível apenas para compras com pelo menos 7 dias de antecedência).
Gratuidades: Crianças menores de 7 anos; Estudantes da rede pública (fundamental e médio); Moradores e naturais de Niterói; Servidoras/es públicos municipais de Niterói; Pessoas com deficiência; Visitante que chegar ao museu de bicicleta. Às quartas-feiras a visitação é gratuita para todo mundo.
Meia-entrada: Pessoas com mais de 60 anos; Estudantes de escolas particulares e universidades; ID Jovem: Pessoas de baixa renda com idade entre 15 e 29 anos que estejam inscritas no CadÚnico; Professoras/es.
Locais:
Museu de Arte Contemporânea de Niterói
Endereço: Mirante da Boa Viagem, s/nº, Boa Viagem, Niterói
Macquinho
Endereço: Rua Nair Margem Pereira, 1 – Ingá, Niterói.
O Teatro Eduardo Kraichete, em Icaraí, recebe neste fim de semana o show “Anos 80 – Uma Experiência Ploc”. As sessões serão voltadas exclusivamente para crianças e outras para adultos. Na sexta (4) às 20h30, a sessão será para adultos, enquanto no sábado (5), às 16h, o público alvo serão as crianças. Às 20h, será a vez dos adultos.
O espetáculo resgata as referências pop de músicas e comportamentos da década de 1980, tanto de sucessos nacionais, quanto internacionais.
De Wando ao Queen, o repertório passo pelo axé, rock brasileiro e boy bands estrangeiras, sem deixar de lado clássicos como “Balão Mágico” e “Trem da Alegria”.
O espetáculo mistura de forma lúdica imagens e vídeos da época (exibidos em um telão de cinema) e música o vivo.
Os ingressos podem ser adquiridos pelo site Sympla, ou diretamente na bilheteria do teatro, que fica na Av. Roberto Silveira 123 – anexo à Associação Médica Fluminense (AMF).
Dirigido por Luciano Vianna, estrelado por Daniel Del Sarto e escrito por ambos, o espetáculo chega a Niterói pela terceira vez, após um ano rodando os estados do Rio, São Paulo e Espírito Santo, com um total de mais de 30 mil espectadores.
COMPARTILHE