21 de dezembro

Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Nova pesquisa mantém Rodrigo Neves (PDT) na frente, podendo vencer no primeiro turno em Niterói

Por Sônia Apolinário
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Na liderança da rejeição segue Carlos Jordy (PL); levantamento do Instituto Gerp aponta queda do número de indecisos
rodrigo neves 1
Pesquisa indica Rodrigo Neves com 44% das intenções de voto. Foto: Divulgação

Nova pesquisa do Instituto Gerp, divulgada nesta quinta-feira (26), mostra que Rodrigo Neves (PDT) segue na liderança da disputa pela prefeitura de Niterói, com 44% das intenções de voto, dois pontos percentuais a mais em relação ao levantamento anterior, divulgado no último dia 17.

O deputado Carlos Jordy, do PL, aumentou 1 ponto percentual e aparece, agora, com 22% das intenções de voto, mantendo-se na segunda colocação. Talíria Petrone, do PSOL, manteve-se em 9% e Bruno Lessa (Podemos), ficou com 2%, um ponto percentual a menos em relação ao levantamento anterior.

A nova pesquisa registra uma diminuição de indecisos: caiu de 19% para os atuais 15%. Registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TER)-RJ sob o número RJ-06486/2024, tem uma margem de erro é de 2,83%.

O resultado reflete pesquisa estimulada, na qual os 1.250 entrevistados responderam  em qual candidato votaria para prefeito de Niterói se as eleições fossem hoje:

Rodrigo Neves – 44%

Carlos Jordy – 22%

Talíria Petrone – 9%

Bruno Lessa – 2%

Nenhum deles – 7%

Não sabem –  15%

Alessandra Marques (PCO), Danielle Bornia (PSTU) e Guilherme Bussinger (Mobiliza) não pontuaram.

A pesquisa estimou como seria a contagem dos votos válidos, de acordo com o resultado da consulta. No dia da eleição, não há indecisos e os votos brancos e nulos não entram na conta para definir o resultado.

O cálculo é feito da seguinte forma: subtrair dos 100% aqueles que disseram ‘Nenhum deles’ (7%) e os que responderam ‘Não sabe/Não respondeu’ (15%), o que resulta em (100% – 7% – 15%) = 78%. A partir daí, se recalcula o percentual de cada candidato sobre esse total.

Em votos válidos, a pesquisa indicou:

Rodrigo Neves – 57% (um ponto percentual a mais em relação à pesquisa anterior)

Carlos Jordy – 28%

Talíria Petrone – 12%

Bruno Lessa – 2% (um voto percentual a menos em relação à pesquisa anterior)

Nesse caso, o candidato do PDT se elegeria no primeiro turno.

Na pesquisa espontânea, ao responderem se já tem um candidato para prefeito de Niterói sem a indicação de nomes pelos entrevistadores, Rodrigo Neves (PDT) foi citado por 31% (três pontos percentuais a mais em relação ao levantamento anterior); Carlos Jordy (PL), 17% (dois pontos percentuais a mais); Talíria Petrone (Psol), 8% (um ponto percentual a mais) e Bruno Lessa (Podemos) 1% (um ponto percentual a menos).

Nessa situação, o número de indecisos passa para 42%, o que representa uma queda de quatro pontos percentuais em relação à pesquisa anterior.

Rejeição

Para os entrevistados também foi perguntado em quem eles não votariam “de jeito nenhum” para a prefeitura de Niterói. Carlos Jordy segue na liderança da rejeição com 29% (aumento de três pontos percentuais), seguido por Rodrigo Neves com 24% (aumento de três pontos percentuais), Talíria Petrone com 16% (queda de quatro pontos percentuais) e Bruno Lessa com 15% (aumento de cinco pontos percentuais).

Alessandra Marques aparece com 11% de rejeição; Guilherme Bussinger e Danielle Bornia empataram em 10%.

Entrevistados

Foram entrevistados 1.250 eleitores, entre os dias 19 e 20 de setembro últimos, em 50 bairros de Niterói. Do total de entrevistados, 55% foram mulheres. Na faixa etária, 29% tinham 60 anos ou mais; 25% entre 45 e 59 anos e 19% entre 35 e 44 anos.

Do total de entrevistados, 37% se mostraram dispostos a votar em um candidato apoiado pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva; enquanto 30% em candidato apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e 1% pelo governador do Rio, Claudio Castro.

 

COMPARTILHE