Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Primavera será quente e seca em Niterói

Por Sônia Apolinário
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Nova estação começa às 9h44. de domingo, dia 22. Chuva, porém, só dará o ar da graça, com vontade, a partir de novembro
canteiro em frente O Túnel de Charitas
Ainda no inverno, muitos canteiros estavam floridos, em Niterói, como este em Charitas. Foto: Leitor

Sai o inverno, chega a primavera, mas o calor e a pouca chuva permanecem. A nova estação chega a Niterói no próximo domingo (22), às 9h44.

Segundo a meteorologista e professora da Universidade Federal Fluminense (UFF), Mônica Senna, a primavera 2024 tem previsão de chuvas abaixo da média em até 50 mm. A estiagem tende a melhorar a partir de novembro, quando a atual nova estação começa a se despedir com a proximidade da chegada do verão, em 21 de dezembro.

Leia mais: Sistema Imunana-Laranjal já opera com uma redução de 10% da sua capacidade

Já a temperatura, na primavera, ficará acima da média cerca de 0.4 graus. Significa que serão comuns dias com temperaturas oscilando entre 22 e 25 graus – o que perto dos mais de 30 graus que fizeram, em vários períodos, no inverno, já será um alívio.

– Teremos uma primavera mais quente e mais seca. Nesse final do mês de setembro, não devemos esperar chuva que melhore o problema hídrico. Isso só vai ocorrer de novembro em diante – afirmou Mônica.

Ela informou que existe 60% de chance do verão vir a ser regido por La Niña ­ – fenômeno natural que consiste no resfriamento das águas do Oceano Pacífico. Ele é responsável por chuvas fortes no Norte e Nordeste do Brasil, secas no Sul e uma temperatura um pouco mais amena no Sudeste. Porém, isso é assunto para a próxima estação.

Agora, na primavera, a curiosidade fica por conta de quem costuma cuidar de plantas. Um “fenômeno” comum foi ver flores desabrochando em pleno inverno.

– As plantas reagem à temperatura, florescem de acordo com a temperatura. O inverno foi muito quente, o que favoreceu com que muitas plantas antecipassem sua primavera – explicou a meteorologista.

COMPARTILHE