COMPARTILHE
A Justiça Eleitoral determinou a retirada do ar de 20 perfis da rede social Threads que atacavam o candidato à prefeitura de Niterói Rodrigo Neves (PDT).
O Threads é uma espécie de Twitter, mas que pertence ao Instagram, da Meta Plataforms, também dona do Facebook. Os perfis associavam o candidato a casos de corrupção.
A decisão da juíza Daniela Ferro Affonso, da 199ª Zona Eleitoral, de Niterói, foi publicada na terça-feira (10). Ela acolheu o pedido dos advogados do candidato do PDT que afirmam tratar-se de “diversos perfis falsos, que veiculam propaganda irregular, a fim de disseminar fatos inverídicos, descontextualizados e extremamente ofensivos contra o (candidato) e contra o Sr. Axel Grael, atual Prefeito do Município de Niterói, com destaque para frases negativas e vexatórias”.
“Sustenta o representante que tal evidente orquestração de perfis de titularidade desconhecida, voltada à propagação de informações inverídicas e fora de contexto, causa prejuízos e danos não só à reputação do candidato Representante, mas, sobretudo, ao equilíbrio da disputa eleitoral.”, observou a juíza na sua sentença.
Além de determinar a remoção dos perfis em 24h, a juíza notificou a rede social para que informe os dados dos responsáveis pela criação dos perfis e postagens.
– Desde o início da campanha, somos vítimas desse tipo de prática criminosa por parte de alguns adversários. Já são 100 páginas derrubadas e esse número deve aumentar nos próximos dias. Sabíamos que isso seria utilizado por candidatos que não têm trajetória, nem realizações, e nem trabalho para apresentar. Afinal, eles não têm compromisso com a verdade e com a democracia. Vamos continuar vigilantes, denunciando as fake news e buscando reparação na Justiça, mas sem abandonar o mais importante: o diálogo com a população e as propostas para fazer de Niterói não mais a melhor cidade do Estado, que ela já é, mas o melhor lugar para se viver e ser feliz do Brasil – afirmou Rodrigo Neves.
COMPARTILHE