27 de dezembro

Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Levantamento que avalia gestão pública coloca Niterói em primeiro lugar no Rio de Janeiro

Por Sônia Apolinário
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Cidade ficou em 22º lugar geral, dentre 410 municípios analisados. Qualidade da saúde e da educação derrubaram a nota de Niterói
Niterói é considerada a melhor cidade do Rio para empreender. Foto: Alex Ramos
Em um ano, a cidade subiu 43 posições no índice. Foto: arquivo A Seguir Niterói

Em levantamento que avalia o resultado da gestão pública implementada por governos locais em áreas como segurança, saúde, educação e finanças, entre outras coisas, Niterói ficou em primeiro lugar dentre os municípios do Rio de Janeiro.

Os dados são do Ranking de Competitividade dos Estados e dos Municípios, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), divulgados na quarta-feira (21). Foram analisadas 410 cidades associadas, com mais de 80 mil habitantes.

Em um ano, a cidade subiu 43 posições no índice nacional. Assim, na região sudeste, Niterói passou a ocupar a 15 ª colocação, ficando em 22 º lugar, no país.

Leia mais: Niterói tem queda em todos os índices de avaliação de ensino

A nota total de Niterói ficou em 58,99, maior do que a cidade do Rio de Janeiro que foi de 57,44, segunda colocada no Estado. Já dentre as capitais, o município do Rio ficou em sétimo lugar no ranking. O primeiro lugar coube a Florianópolis, (SC) com 65,26 pontos.

 No top 10 dos municípios do Rio de Janeiro, Resende foi o único que perdeu posições: 26. Ainda assim, se manteve em quinto lugar com 54,37 de nota.

 

Ranking de Competitividade dos Municípios do RJ. Fonte: CLP

Potenciais e Desafios

Foram avaliados 410 municípios com mais de 80 mil habitantes. De acordo com o CLP, em conjunto, os municípios analisados correspondem a 59,96% da população brasileira (127,91 milhões de habitantes). Ao todo, o país tem 5. 568 municípios.

O ranking se baseia em 65 indicadores, distribuídos em 13 pilares temáticos. Dentre esses pilares que o estudo apontou como “potenciais” de Niterói, o saneamento se destaca. O item deixa o município em 5º lugar no ranking nacional, após subir 84 colocações, em um ano.

Os outros pilares listados de forma positiva, em Niterói são: Capital Humano (16º), Sustentabilidade Fiscal (18º), Funcionamento da Máquina Pública (19º), Inovação e Dinamismo Econômico (26º), Inserção Econômica (79º) e Acesso à Educação (88º).

Dentre os pilares listados pelo estudo como “desafios do município”, a pior colocação de Niterói foi para Telecomunicações, que colocou a cidade como 371 º colocado dentre os 410 municípios avaliados.

Acesso à Saúde e Qualidade da Saúde, também jogaram Niterói para o “fim da fila”, ocupando, respectivamente, a 302 ª e 229 ª colocação.

Em Qualidade da Educação, o município ficou em 190º lugar. Ainda fazem parte dos “desafios” de Niterói, segundo o ranking, Segurança (258º) e Meio Ambiente (158º).

Em termos institucionais, quando são analisados Funcionamento da Máquina Pública e Sustentabilidade Fiscal, o município ficou em 9 º lugar, após subir 37 posições, em um ano.

Em “Economia”, alcançou a 20ª posição, enquanto em “Sociedade” ficou em 139º lugar.

De todos os municípios analisados, o que mais subiu no ranking, em um ano, foi Rio das Ostras (RJ): avançou 158 pontos e, agora, ocupa a 217 ª colocação geral e a décima no Rio de Janeiro.

 

COMPARTILHE