Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Pesquisadora da UFF assume secretaria do Ministério da Ciência, tecnologia e Inovação

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Doutora em Física, Andrea Latge será Secretária de Políticas e Programas Estratégicos
Andrea Latgé
Andréa é ainda membro titular da Academia Brasileira de Ciências. Foto: Divulgação/ASCOM/MCTI

A Secretaria de Políticas e Programas Estratégicos (SEPPE), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) anunciou nesta quarta-feira (14) que terá nova direção. Quem assume é a professora e pesquisadora de Física da Universidade Federal Fluminense (UFF), Andréa Brito Latgé.

Leia mais: Pedro Scooby e Lucas Chumbo vencem o Itacoatiara Big Wave em Niterói

A SEPPE estava sendo comandada pelo secretário interino, Osvaldo Moraes que reassume o cargo de Diretor do Departamento para o Clima e Sustentabilidade (DECLS/SEPPE/MCTI).

Trajetória

Formada e com doutorado em Física pela Universidade Federal Fluminense (UFF), onde também é professora. A pesquisadora é, ainda, membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC), membro do Conselho da Sociedade Brasileira de Física (SBF) e participa da Comissão Permanente de Equidade de Gênero da UFF.

Como pesquisadora 1A do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Andréa já publicou cerca de 150 trabalhos científicos em revistas internacionais.

O foco da sua pesquisa é voltado para Propriedades Eletrônicas da Matéria Condensada, atuando principalmente nos seguintes temas: nanomateriais de carbono, grafeno, transporte eletrônico, spintronics, straintrônica e valleytronics.

Importância da ciência

Como parte da academia, Andréa reconhece a importância da ciência para o Brasil:

– A valorização da ciência voltou para ficar. Fazer com que todos percebam isso é fundamental. Fico feliz em fazer parte desta jornada de espalhar esta missão com ações responsáveis, promovendo a educação e a ciência, para um crescimento responsável e democrático em nosso país, que venha fazer a diferença esperada – ressaltou.

COMPARTILHE