COMPARTILHE
A três dias para o prazo final de registro de candidaturas, cinco chapas que pretendem disputar a prefeitura de Niterói já constam no sistema do TER-RJ. Uma delas é a liderada por João Gomes (Novo) que no fim de julho anunciou sua desistência em concorrer às próximas eleições municipais.
Para vereador, já foram registradas 255 candidaturas. A Câmara Municipal de Niterói tem 21 assentos.
Leia mais: Campanha só começa oficialmente dia 16 de agosto
No dia 28 de julho passado, o Facebook do Partido Novo de Niterói postou uma nota informando sobre a desistência de João Gomes em disputar o pleito majoritário. “O Partido Novo segue em frente com a nominata a vereadores, aprovada em recente convenção”, complementa o informe.
No perfil do Instagram de João Gomes, está fixada uma postagem, com data de 31 de julho, em que ele justifica sua decisão:
“Como todos já sabem, retirei minha candidatura à prefeitura de Niterói. Entrei na disputa pela minha cidade e pelo niteroiense. Infelizmente, meu partido não conseguiu se unir e desavenças pessoais levaram à divisões internas irremediáveis. No momento, o partido discute possíveis alianças e coligações. Se tiverem um pouco de paciência, farei uma comunicação ao grupo em breve”.
O perfil de João Gomes na mesma rede social também compartilha um “Comunicado Oficial” de Renata Esteves, escolhida para ser a vice-prefeita na chapa do Novo, no município. Diz o comunicado:
“Aceitei o convite para ser vice-prefeita motivada pela crença no nosso projeto. No entanto, a falta de voz nas discussões internas do partido me deixou em uma situação de limbo, resultando na ausência de espaço para concorrer nas eleições de 2024. Agradeço sinceramente a todos pelo apoio e confiança. Até breve”.
A chapa João Gomes-Renata Esteves consta como “concorrendo” nesta segunda-feira (12) no TER-RJ. Como as demais, tem como status “aguardando julgamento”.
Presidente do partido Novo em Niterói, Andréa Carvalho informou ao A Seguir que quando o candidato se pronunciou pela desistência, a ata da convenção partidária já havia seguido para registro. Agora, será necessário que os candidatos assinem as Cartas de Renúncia, o que, segundo ela, já foi requerido pelo diretório.
As outras candidaturas já registradas são:
Bruno Lessa (Podemos) tendo como vice Bruna Doriel (Avante), com a coligação coligação “Niterói Pode Mais”, composta pelos partidos Podemos, Avante e PRTB.
Carlos Jordy (PL) tendo como vice Alexandra Ferro (Progressistas), com a coligação “O Cidadão em Primeiro Lugar” composta pelos partidos PP e PL.
Rodrigo Neves (PDT), tendo como vice Isabel Swan (PV), com a coligação “Por Amor a Niterói”, formada pelos partidos PDT, Federação Brasil da Esperança- fé Brasil (PT, PC do B, PV), Federação PSDB Cidadania (PSDB, CIDADANIA), MDB, União Brasil, Solidariedade, Republicanos, Agir, PRD e PSD.
Talíria Petrone (PSOL) tendo como vice Fernando Rodovalho (PSB). No TER-RJ, a coligação está com o nome Niterói da Esperança (e não “Cuidar de Niterói” como vinha sendo divulgado), formada pela Federação PSOL REDE (PSOL/REDE) / PSB.
Em Niterói, os partidos PSTU e PMN também homologaram candidaturas à prefeitura do município em suas convenções partidárias.
Os partidos, as federações e as coligações têm até a próxima quinta-feira (15) para registrar seus candidatos às próximas eleições municipais, em 6 de outubro.
De acordo com o sistema do TER-RJ, até a manhã desta segunda-feira (12), em todo o estado do Rio de Janeiro, constavam 9.446 registros para os cargos de vereador, além de 201 para prefeito e outros 201 para vice-prefeito. A atualização de informações é constante e acompanha o calendário eleitoral.
COMPARTILHE