COMPARTILHE
Niterói está na mira dos ladrões. A cidade teve 490 celulares roubados no primeiro semestre de 2024, um aumento de 135% em relação ao mesmo período do ano passado, de acordo com relatório do Instituto de Segurança Pública (ISP). O “furto” é a principal ocorrência na cidade, acima de assaltos e roubos de carros. Na média, foram “levados” 2,65 aparelhos por dia.
As bicicletas também aparecem na lista das ocorrências policiais: foram 442 registros, aumento de 148%. Com o aumento do uso de bicicletas na cidade, e o uso de bicicletas elétricas e de maior valor, os roubos aumentaram, e quase rivalizam com os celulares. Foram roubadas 2,42 bicicletas a cada dia.
Nem todas as notícias são ruins, na segurança pública. O ISP registrou queda nos roubos de carros, cargas e no número de assaltos. Os roubos de veículos, por exemplo, caíram 12%, com 92 casos no primeiro semestre deste ano, contra 105 no mesmo período do ano passado. Também caiu o registro de mortes violentas, com 38 registros de janeiro a junho deste ano, contra 41 em 2023.
No caso dos furtos, não há o que comemorar. O roubo de celulares saltou de 208 de janeiro a junho de 2023 para 490 no mesmo período deste ano, o que mantém os aparelhos no topo da lista de objetos mais furtados na cidade.
Os registros de furtos de bicicletas, por sua vez, tem crescido de forma acentuada. Foram 442 neste primeiro semestre, contra 178 no primeiro semestre do ano passado.
As ruas não parecem ser um lugar seguro. Os furtos nas ruas aumentaram 41,5%, sendo 200 casos no primeiro semestre do ano passado, diante de 283 no primeiro semestre deste ano. As ocorrências em coletivos, por sua vez, seguem aumentando, saltando de com 52 registros no ano passado para 91 no mesmo período deste ano.
A segurança na cidade é atribuição do estado. E mesmo o programa Niterói Presente, criado pela Prefeitura de Niterói passou ao controle do governo do estado, rebatizado como Segurança Presente. Segundo a Polícia Militar, o 12º BPM tem intensificado o policiamento com viaturas e o patrulhamento dinâmico na cidade. A corporação pede que a população denuncie as ocorrências criminosas através do Disque-Denúncia (2253-1177) ou, para casos urgentes, do 190. E que registre os casos nas delegacias da Polícia Civil.
COMPARTILHE