COMPARTILHE
O Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) começou a funcionar nesta segunda-feira (15) em sua nova sede. O edifício histórico em estilo eclético, inaugurado em 1926, fica na confluência das ruas da Alfândega e Quitanda, no Centro Histórico do Rio.
Leia mais: Eleição 2024: Convenções partidárias começam a definir os candidatos ao pleito
Tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac), o edifício foi erguido pela Companhia Construtora Nacional, a mesma que projetou outros dois símbolos da Cidade Maravilhosa: os hotéis Copacabana Palace (1923) e Glória (1921). A construção pertence ao Governo do Estado e foi cedida ao TRE-RJ. Desde novembro de 2022, passou por obras estruturais e de restauração.
As sessões do Colegiado serão realizadas, agora, no novo plenário. O local dispõe de auditório, além do Espaço de Memória Desembargador José Joaquim Passos e da Escola Judiciária Eleitoral do Rio de Janeiro (EJE-RJ).
– Há muito tempo a sede do TRE-RJ não cabia mais nos prédios que nos abrigavam, na Avenida Presidente Wilson. O Tribunal cresceu e, em uma sede histórica e deslumbrante, mas moderna e pronta para os novos desafios que se apresentam, busca oferecer mais conforto e melhores condições de trabalho a seus servidores. O que se refletirá na qualidade da prestação de serviços ao cidadão e em benefícios à democracia – afirmou o presidente do TRE-RJ, desembargador Henrique Figueira.
COMPARTILHE