18 de outubro
20°C
Tempo em Niterói
20°C

Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Jimmy Ogro in Nikiti

Por Sônia Apolinário
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Para o A Seguir, o chef e cervejeiro contou sobre sua participação no Rota Gourmet, que acontece até domingo (14), no Campo de São Bento, em Icaraí
jimmy ogro
O “chef televisivo” estará em Niterói todos os dias do evento. Foto: Divulgação

Preparações com carne de porco é a especialidade do chef Jimmy Ogro. Porém, ele também é cervejeiro, com direito a rótulos lançados. E será a produção de cerveja artesanal que terá toda a sua atenção durante o Rota Gourmet, evento que acontece desta sexta-feira (12) a domingo (14), no Campo de São Bento, em Icaraí.

O “chef televisivo”, que apresenta um quadro de culinária de rua no programa “Mais Você”, comandado por Ana Maria Braga, na TV Globo, vai “dar pinta” em Niterói durante todos os dias do evento.  Não apenas no Campo de São Bento. Ele pretende circular pela cidade, em busca do melhor que a gastronomia de Niterói (na rua ou não) pode oferecer, como afirmou em entrevista para o A Seguir.

Norte-americano de nascimento, paulista por opção, Jimmy McManis, fundador do Ogrostronomia, tem uma tarefa “certa” no evento de Niterói:  ajudar o público a tirar dúvidas sobre cerveja. O Rota Gourmet, apesar de ser patrocinado por uma marca mainstream da Ambev, contará com a participação de 12 cervejarias artesanais. Dentre elas, sete são de Niterói: Brew Lab, Máfia, Malteca, Marauú, Masterpiece, Pura Seiva e Riff Hop.

Jimmy contou que, dentre as marcas da cidade, é fã da Noi e da Máfia e “serviu” um spoiler: está tirando da gaveta um antigo projeto com a W.Kattz, marca artesanal que faz parte do portfólio da Noi (que não está participando do evento).

Confira a entrevista:

Como será sua participação no evento do Campo de São Bento ?

Jimmy Ogro: Além da curadoria que dividi com o organizador, vou estar por lá durante o evento trocando ideia com o público, assistindo os shows (quem sabe cantando, como já fiz antes?) e ajudando a galera a escolher cervejas e respondendo perguntas.

Qual dia e horário será possível esbarrar com você por lá?

JO: Vou estar praticamente o dia todo, tanto no sábado quanto no domingo. Na sexta, acho que só consigo ir mais para o fim do dia.

Fará também workshop?

JO: Não temos nenhum programado para essa edição ainda, mas se conseguirmos encaixar na programação, mesmo que seja só uma apresentação ou mesa redonda com outros chefs, faremos. E vamos avisar com o máximo de antecedência que a gente conseguir.

Como avalia a atual cena da cerveja artesanal? Conhece as marcas de Niterói?

JO: Eu acompanho a cerveja artesanal desde o começo da sua história aqui no Brasil, sou aficionado e cervejeiro amador também. Sou fã de várias marcas de Niterói como a Noi e a Máfia por exemplo.

Que trabalhos está fazendo atualmente com cerveja artesanal?

JO: Sigo com a minha APA, produzida pela Mohave, firme e forte, tanto em torneira, nos restaurantes, quanto em garrafa no varejo. O projeto mais recente foi uma Imperial Coffee Stout com a Sigilo Total, de São Paulo, mas fizemos apenas 500 litros e já se foram. Não só a cerveja, mas o projeto gráfico foi massa também.

Tem algum lançamento cervejeiro previsto?

JO: Nada certo ainda, mas tenho conversas, tentando retomar projetos engavetados por conta da pandemia; Um deles, muito bacana, mas ainda sigiloso é com a W.Kattz, fabricada pela Noi, hoje em dia.

Tem planos de bisbilhotar a comida de rua de Niterói para ver se acha algo interessante?

JO: Isso é mais certo que qualquer outra coisa. Faço questão de provar o máximo que conseguir e, claro, passar pelos clássicos que tenho saudade já do bolinho de bacalhau do Gruta de Santo Antônio e a massa do Da Carmine.

Como serão seus novos restaurantes no Rio?

JO: Vou abrir um Bistrogro, em outubro, no Shopping Rio Sul e, em agosto, um bar na Rua Sorocaba, em Botafogo, no local onde já foi a Comuna (hamburgueria hypada há alguns anos). O bar vai chamar DIMMI, vai ser em parte um resumo de muita coisa da minha vida, tanto pessoal, quanto de trabalho, mas não só minha, terá muito de meus sócios pela casa também.

Programação

Gurjão de frango glaceado na sweet chilli sauce é atração no Tim Tim. Foto: reprodução

Entre food trucks, food bikes e barracas, o Rota Gourmet vai oferecer cerca de 30 opções para o público. Dentre elas está o Tin Tin, botequim que o chef niteroiense Rafa Gomes comanda no Leblon, no Rio de Janeiro.

Ganhador do Masterchef Profissionais Brasil 2018 e IronChef Brasil 2022, da Netflix, Gomes tem também dois restaurantes: Itacoa e Tiara – sim, juntos formam o nome do bairro da Região Oceânica de Niterói onde ele nasceu.

No evento, a gastronomia de Niterói marca presença com os “clássicos” Da Carmine, Empório Del Gusto, Família Paludo, Seu Antônio e Cida Bahiana que, tradicionalmente, já mantém sua barraca, todos os fins de semana, no Campo de São Bento.

 

O chef Vicente Maia fará um workshop no domingo (14). Foto: Divulgação

 

Outro chef niteroiense que vai participar do Rota Gourmet é Vicente Maia. Responsável pelos cardápios do Bistrô Mac e Casa Buonasera, ela fará um Workshop, no domingo (14), às 14h30. O tema será “Receber bem”.

– Vou ensinar a fazer uma. entrada e um.prato principal de forma fácil, divertida e organizada. E mostrar que receber não é esse bicho de sete cabeças todo – afirmou Maia.

Atrações musicais

O cardápio musical do evento começa a ser servido na sexta-feira, a partir das 18h.

Confira a programação:

12/07 Sexta-feira

18h – VVG

20h – Bella Godiva

13/07 – Sábado

14h – Igor Carvalho

16h – Electra

18h – DKV 30 Anos

20h – Bloody Mary

14/07 – Domingo

14h – Roda de Samba com Ivanzinho

16h – Lual Brasuca

18h – Rock Fellows

20h – Davi Damasceno & Flavinho Raggaman

 

 

 

 

 

 

 

COMPARTILHE