COMPARTILHE
A paixão nacional, o futebol é uma ótima maneira de promover o desenvolvimento físico, social e emocional da criançada. ASeguir mostra algumas dessas escolinhas e projetos.
A escolinha de futebol do Zico acabou de chegar em Niterói. O projeto acontece na comunidade de Leopoldina, no Barreto, e já conta com mais de 100 crianças inscrita. O projeto tem apoio da Prefeitura de Niterói.
O projeto, que contempla meninos e meninas de 6 a 16 anos, oferece aulas de futebol e futsal. O campo da comunidade de Leopoldina é o espaço onde as crianças treinam.
A metodologia da escolinha consiste em regras simplificadas, técnicas e táticas que possibilitam maior interatividade, prática de jogo e contato com a bola. Mais do que buscar um “novo” Zico, o projeto foca em incentivar o desenvolvimento social e interpessoal dos alunos. Arthur Antunes Coimbra, o Zico, comentou sobre o quanto a escolinha idealizada por ele vai muito além do futebol.
– Voltar a Niterói com a nossa Escola de Futebol Zico 10 me deixa feliz. Através da Lei de Incentivo ao Esporte estamos levando a crianças e jovens algo que vai além da possibilidade de se tornarem jogadores. Estamos voltando a operar em vários estados do Brasil, e poder trazer parte disso pro Estado do Rio é importante, pois temos tido problemas com valores inversos e precisamos contribuir para que índices negativos diminuam em nossa sociedade. O esporte já contribui muito nesse sentido e é a ferramenta que usamos em nossos projetos para dar uma direção diferente a nossas crianças, frisando o quanto é importante que, antes de qualquer coisa, sejam cidadãos de bem. Claro, já tivemos muitos atletas saindo de nossos projetos para Clubes, mas nossos objetivos principais são outros. Já temos mais de 100 inscritos possíveis e agora a bola vai rolar. Que a gente possa ampliar por toda Niterói esse trabalho – afirmou Zico.
Ronaldinho Gaúcho
Outra escolinha que também está na cidade é a do Ronaldinho Gaúcho. O sistema de ensino da R10 Academy já atingiu mais de 2.000 crianças e adolescentes, de 4 a 16 anos, distribuídos entre Brasil, África, Índia e Peru. Conectados pela paixão ao futebol, essas crianças e adolescentes são inseridos em uma comunidade inclusiva e em turmas de, no máximo, 24 integrantes. Os jovens são avaliados trimestralmente nas áreas técnica, tática e comportamental. Além disso, o sistema de ensino conta com um aplicativo para que os pais consigam acompanhar, em tempo real, a evolução dos filhos. A mensalidade é a partir de R$ 179.
Alunos em Itaipu inspirados pelo Ronaldinho Gaúcho
– Na R10 ensinamos lições que vão muito além do futebol e esse é o meu maior orgulho. O nosso projeto faz a diferença na vida das crianças, mas também na vida dos pais. Focamos não apenas no preparo físico, mas também na conscientização dessas crianças e adolescentes. Nossa ideia é a formação do cidadão, agregando valor para essas famílias – afirmou Saulo Lino, dono da franquia de Itaipu.
Gérson
O Instituto Canhotinha de Ouro do ex-jogador Gerson é um projeto social que exige a matrícula em escola pública para fazer parte. As aulas de futebol acontecem em vários locais e com fila de espera, os núcleos são: Ponta d`Areia, Maruí Grande, Maria Paula, Barreto, Engenhoca, Caramujo, Barreira, Largo da Batalha, Jurujuba e Santa Bárbara.
Gerson com alguns alunos do projeto social
SERVIÇO:
Escola Zico 10 Niterói – (21) 98012-7624
Endereço: Av. João Brasil, Fonseca
R10 Academy – Niterói – (21) 97512-3282
Endereço: Rua Scylla Souza Ribeiro, 190, Itaipu
Instituto Canhotinha de Ouro – (21) 99167-2731 e 2710-7669
COMPARTILHE