18 de outubro
20°C
Tempo em Niterói
20°C

Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Fim de semana em Niterói: confira cinco opções de programas culturais

Por Redação
| aseguirniteroiu@gmail.com

COMPARTILHE

Entre exposições e peças, há ainda a estreia da feira vegana Veg Borá, famosa no Rio
WhatsApp Image 2024-07-11 at 13.07.57
Veg Borá chega a Niterói com petiscos veganos, artesanato e moda. Foto: Reprodução/Instagram

Neste fim de semana, os grandes atrativos giram em torno da cultura e da gastronomia. Forte indicação do A Seguir, o monólogo “JANDIRA –em busca do bonde perdido”, com direção de Marcos Caruso, chega ao Teatro da UFF. A peça, permeada de memórias afetivas de Jandira Martini, que nos deixou no início deste ano, convida o público a um passeio pelas memórias mais marcantes de Jandira através de um texto mais direto e coloquial. Quem interpreta Jandira é a atriz Isabel Teixeira.

Leia mais: PL do ‘carro da multa’ sem prazo para voltar à Câmara de Niterói

Outra dica é conferir a feira vegana Veg Borá, que chega a Niterói neste domingo (14), no Clube AABB. A feira é uma das mais tradicionais no Rio e conhecida por não utilizar ingredientes e matérias-primas de origem animal. Ainda há opções de cosméticos, artesanato e moda.

O fim de semana também marca a estreia de duas exposições: “Permaneço árvore para sentir as borboletas” e a exposição “La Belle Époque au Théâtre”, que exibe 25 retratos ampliados dos cartões postais de dançarinas, cantoras e atrizes do período da Belle Époque.

Confira a programação abaixo:

“Jandira – em busca do bonde perdido”

Isabel Teixeira é Jandira Martini em “Jandira- em busca do bonde perdido”. Foto: Divulgação

Dando sequência ao festival de monólogos, “Solos em Cena“, o Teatro da UFF, localizado em Icaraí, estreia neste fim de semana o monólogo JANDIRA – em busca do bonde perdido”, que fala sobre a amizade de longa data entre Marcos Caruso e Jandira Martini. Com texto da própria Jandira, falecida em janeiro deste ano, a peça é inspirada em sua jornada pessoal e dedicação ao teatro e a televisão.

A direção é de Marcos Caruso e quem conduz o monólogo é Isabel Teixeira, um dos nomes mais importantes do teatro paulistano. Os ingressos podem ser adquiridos na plataforma Guichê Web ou na bilheteria do Centro de Artes UFF.

A peça convida o público a um passeio pelas memórias mais marcantes de Jandira através de um texto mais direto e coloquial. A narrativa é permeada de lembranças de Santos – sua terra natal – e seus blocos carnavalescos da cidade, além das descobertas da infância, momentos dramáticos e a vida inteira dedicada ao teatro.

Sinopse:

Um diagnóstico inesperado desencadeia o maior dos dramas humanos, que a todos iguala: a tomada de consciência da finitude, da fragilidade humana e do inevitável confronto com a morte. Mas, se o tema é transitoriedade e vulnerabilidade, para além disso há uma narrativa de paixão pelo próprio ofício, pelas pessoas, vivências e, sobretudo, uma declaração de amor à vida.

Serviço:

Datas: 13 e 14 de julho
Horário: Sábado às 20h; Domingo às 19h
Local: Teatro da UFF
Endereço: Rua Miguel de Frias, 9 – Icaraí – Niterói
Ingressos: R$ 70 (Inteira) / R$ 35 (Meia)
Canais de venda: Guichê Web e Bilheteria
Classificação Indicativa: 12 anos

Veg Borá, no clube AABB, em São Francisco

Feira aposta em alimentos veganos, cosméticos, artesanato e moda. Foto: Divulgação

Domingo combina com feira e a dica do A Seguir é voltada para as pessoas que se preocupam com a alimentação saudável e consciente e buscam novas experiências.

A Veg Borá, uma das feiras veganas de mais sucesso do Rio, cruza a ponte e chega em Niterói neste domingo (14), no Clube AABB, em São Francisco, com entrada gratuita. Além da gastronomia que não utiliza ingredientes e matérias-primas de origem animal, a feira aposta em cosméticos, artesanato e moda, e reúne no total 30 expositores.

De acordo com a organização do evento, a expectativa é de 1.000 pessoas.

A programação ainda conta com uma apresentação do cantor Eric Maia.
A feira costuma trabalhar com expositores locais de Saquarema, Itaboraí, Maricá e São Gonçalo. O objetivo é reunir os produtores que não têm estabelecimento e atuam de forma mais caseira.

Serviço:

Data: Domingo, 14 de julho

Horário: Das 12h às 18h

Local: Clube AABB

Endereço: Rua Hélio da Silva Carneiro, 78, São Francisco

Entrada gratuita

Exposição “La Belle Époque au Théâtre”, no Centro

Mostra é formada por 25 retratos ampliados de cartões postais. Foto: Divulgação
Vale a pena conferir a nova mostra do fotógrafo niteroiense Renato Moreth, “La Belle Époque au Théâtre”, em exibição na Sala Carlos Couto, no Centro de Niterói, com entrada gratuita.
A exposição é compacta, mas cirúrgica ao retratar atrizes da bela época do fim do século XIX: no total, são 25 retratos ampliados dos cartões postais de dançarinas, cantoras e atrizes deste período, que ficou conhecido pelo momento em que a ciência e tecnologia trouxeram uma nova onda de desenvolvimento, popularizando a fotografia.

Serviço:

Exposição “La Belle Époque au Théâtre”
Data: Até 30/08
Hora: Quarta a Sexta, das 11h às 18h / Sábado e Domingo, das 14h às 18h
Local: Sala Carlos Couto – anexa ao Teatro Municipal de Niterói – Rua XV de Novembro, 35 – Centro – Niterói.
Quando não houver espetáculo no teatro e feriado, não haverá funcionamento da sala.
Classificação indicativa: Livre

Mostra coletiva no Museu do Ingá

Mostra reflete sobre o interior de cada indivíduo por meio de detalhes da natureza. Foto: Divulgação
A exposição “Permaneço árvore para sentir as borboletas” chega ao Museu do Ingá neste fim de semana. A mostra coletiva reúne obras de Karla Gravina, Maysa Brito e Rita Manhães, que cultivam os mesmos interesses, mas em linguagens diferentes.
Juntas, as artistas exibem, cada uma com o seu estilo, os detalhes presentes nos troncos de árvores, que registram passagem de tempo em seus anéis, “circunscrevendo mensagens de um delicado bordado que a vida tece sobre nós”.
A busca por detalhes da natureza que refletem o interior de cada indivíduo é o mote dessa exposição que pode ser vista de quarta-feira a domingo, de meio-dia às 17h. A entrada é franca.

“Depois da Ceia”, no Municipal

Peça reflete sobre as contradições das figuras e instituições de poder. Foto: Divulgação

No encerramento da Niterói Semana de Dança 2024 e também fechando o fim de semana, o A Seguir indica o espetáculo “Depois da Ceia“, com sessão única neste domingo (14), às 18h, no Theatro Municipal. A coreografia, dramaturgia e direção são de Vanessa Macedo e a trilha é de Pedro Simples.

“Depois da ceia” faz uma provocação sobre a a nossa relação com as estruturas – aquelas que discordamos e igualmente somos mantenedores.

“E se fôssemos livres, haveria espaço para nós? E se subvertêssemos a ordem, seríamos privados da vida?” Essas são algumas das reflexões da peça, que serve ainda de metáfora para pensarmos na política como o convívio nas diferenças.

A peça consegue refletir sobre as contradições das figuras e instituições de poder que, ao mesmo tempo, negamos e reverenciamos.

Serviço:

Noite de Gala | CBCN – Depois da Ceia | Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro – O Pas de Deux de Cisne Negro |

Grupos Selecionados durante a NSD2024

Data: Domingo, 14 de julho
Horário: 18h

A entrada é gratuita com retirada de senha na bilheteria 1h antes da apresentação mediante a doação de alimentos não perecíveis para a Campanha Niterói Solidária.

Local: Theatro Municipal de Niterói
Endereço: Rua XV de Novembro, 35, Centro, Niterói.

COMPARTILHE