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O Procon Estadual do Rio de Janeiro e a Unimed FERJ, assinaram nesta terça feira (9), Termo de Cooperação Técnica com o objetivo de solucionar, de forma rápida, as demandas dos consumidores. No documento, a empresa se compromete a manter, na sede da autarquia, representante com poderes para resolver as reclamações registradas junto ao setor de atendimento do Procon RJ.
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A iniciativa se deu após a apuração do aumento do número de reclamações e denúncias nos canais de atendimento da autarquia, que já supera 300 registros. Os principais problemas relatados pelos consumidores dizem respeito às dificuldades em obter reembolso de despesas médicas, falta de acesso aos boletos para pagamento, dúvidas quanto ao novo aplicativo, demora dos canais de atendimento e longas filas de espera em agências físicas da operadora.
Usuários da Unimed-Rio foram transferidos para a Unimed Ferj, a representante estatutária de todas as Unimeds do estado do Rio de Janeiro. Segundo dados da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), 452.598 usuários em planos de assistência médica e 33.150 clientes em planos odontológicos foram transferidos a partir de 1º de abril.
Em reunião convocada pelo Procon-RJ, onde também participaram a presidência da Unimed FERJ e advogados da empresa, além da celebração do Termo de Cooperação, foram apresentadas soluções para mais de 60% do total das reclamações encaminhadas pela autarquia. A operadora se comprometeu a finalizar as análises de todas as demandas abertas, até o momento, pelo Procon-RJ em prazo máximo de 15 dias e além de adotar providências para melhorar os demais problemas pontuados no que se refere aos canais de comunicação e atendimento aos consumidores.
O presidente da autarquia, Cássio Coelho, ressaltou que o Procon-RJ acompanhará, de perto, todas as tratativas:
– Entendemos que foi necessária a transição entre as operadoras e que procedimentos desse porte demandam tempo e podem gerar transtornos. Todavia, os consumidores não podem ser prejudicados ou ficarem desassistidos nesse momento, sendo crucial que todos sejam devidamente esclarecidos em suas dúvidas e tenham os seus direitos assegurados.
O presidente da Unimed FERJ, João Alberto da Cruz, afirmou que a empresa está comprometida em resolver os problemas relatados pelos usuários.
– Toda transição gera ruídos, mas o objetivo da operadora é solucionar as demandas de forma transparente, mantendo-se próxima ao Procon-RJ no intuito de que os consumidores sejam atendidos de forma célere e eficiente, minimizando, assim, os transtornos causados por essa migração de contratos – afirmou Cruz.
A empresa informou ainda que está preparando comunicado aos beneficiários esclarecendo os problemas relativos às emissões dos boletos, que a questão não atinge a todos os segurados e que nenhum dos afetados sofrerá penalidades pelo não recebimento dos boletos que virão com novas datas de vencimento e sem qualquer ônus aos consumidores.
O atendimento presencial aos segurados da Unimed FERJ, na sede do Procon-RJ, iniciará suas atividades dia 15/07/2024 e será voltado a todos os consumidores que, tendo buscado diretamente a operadora, não obtiveram solução para as suas demandas.
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