COMPARTILHE
Uma estrutura que começou a ser erguida no Caminho Niemyer vai se transformar em um espaço provisório para a Igreja Assembleia de Deus de Belém do Pará, que terá um templo no local.
Leia mais: Rodrigo Neves surpreende com escolha de vice para disputar prefeitura de Niterói
Com 30 metros de diâmetro e 15 de altura, a estrutura, uma tenda geodésica, vai se transformar em um Domo com capacidade para receber 700 pessoas. Tenda Geodésia é uma cobertura em formato esférico, estruturada com diversas barras de ferro unidas formando triângulos agrupados em pentágonos e hexágonos.
A obra deverá estar concluída até o próximo dia 22 quando a Igreja fará um evento para celebrar seu centenário, no Rio de Janeiro. Cerca de mil pastores devem se reunir em Niterói. A comemoração na cidade será agregada às que acontecerão no Rio de Janeiro. Há uma expectativa de que cerca de 10 mil fiéis participem de uma missa campal a ser realizada no Caminho Niemeyer.
O projeto do tempo da Assembleia de Deus é do próprio Oscar Niemeyer. De acordo com a prefeitura de Niterói, sua construção não receberá verba do governo municipal. O tempo será erguido em um terreno cedido pelo município que, segundo a prefeitura, é resultado de um edital que foi lançado para concluir o plano originalmente pensado para o Caminho Niemeyer. A Prefeitura não esclareceu se a sede provisória também está sendo custeada pela igreja.
O templo está previsto para ficara pronto em até cinco anos. O projeto apresenta uma característica comum aos trabalhos de Niemeyer: vãos enormes praticamente sem sustentação de colunas. No caso do templo, terá uma. A estrutura simula o formato de um crucifixo.
O líder da Assembleia de Deus de Belém do Pará, o pastor Samuel Câmara, visitou o local das obras, nesta segunda-feira (10), junco com o prefeito Axel Grael.
Na sua opinião, as obras que estão sendo feitas no Caminho Niemeyer ‘serão um importante legado para Niterói”.
Segundo Grael, o projeto da igreja evangélica “é um dos projetos mais bonitos deixados por Oscar Niemeyer”:
– Somos a segunda cidade com o maior número de obras do Niemeyer e tenho certeza que essa reforma vai se tornar tão emblemática quanto as outras. A construção dessa igreja faz parte, inclusive, de um processo de revitalização que engloba todo o Centro de Niterói – afirmou o prefeito.
COMPARTILHE