26 de dezembro

Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.

Andrea Ladislau

Andrea Ladislau é graduada em Letras e Administração de Empresas, pós-graduada em Administração Hospitalar e Psicanálise e doutora em Psicanálise Contemporânea. Tem especialização em Psicopedagogia e Inclusão Digital. Na pandemia, criou no Whatsapp o grupo Reflexões Positivas, para apoio emocional a pessoas do Brasil inteiro.
Publicado

 A influência e o poder das cores sobre emoções e sentimentos

2148812735
Por sermos seres visuais, nossos olhos percebem as cores bem antes de qualquer outro elemento.

Uma análise aprofundada nos sentimentos e emoções humanas, nos mostra que algumas teorias relacionadas às cores estão diretamente ligadas ao psicológico humano e podem afetar e influenciar o humor e a nossa forma de enxergar as turbulências da vida.

 

As cores falam muito sobre nós e exercem um poder extraordinário sobre a mente. Chamamos essa influência de psicologia das cores. Cada uma delas possui um significado e, consequentemente, causam diferentes emoções entre as pessoas. Existem estudos que demonstram a maneira como o nosso cérebro é capaz de processar essas cores, relacionando-as de forma quase imperceptível a um sentimento.

 

Por sermos seres extremamente visuais, nossos olhos percebem as cores bem antes de qualquer outro elemento. Neste sentido, a Psicologia das Cores reconhece oito emoções primárias nos seres humanos: a raiva, o medo, a tristeza, o nojo, a surpresa, a curiosidade, a aceitação e a alegria. Cada uma representada por uma cor que desempenham um papel influenciador no comportamento das pessoas, por serem muito mais que um fenômeno óptico. Tanto que, as cores quentes tendem a transmitir a sensação de energia e entusiasmo. Por outro lado, as cores frias estão relacionadas com a racionalidade, a calmaria e o profissionalismo.

 

O amarelo, por exemplo, remete à luz e ao calor. Pode estimular a fome e provocar sensações de abundância, otimismo, alegria, amizade e cautela. O vermelho representa amor e raiva, eleva a excitação e também a fome, gerando sensações de paixão, emoção, exigência, perigo, desafio e urgência. O verde é uma cor conectada à natureza e, por isso, traz leveza, tranquilidade e harmonia. Remete a saúde e esperança, trazendo sentimentos de calma, saúde, vida, cura, dinheiro e crescimento. O rosa transmite tranquilidade, inocência, paixão e sedução. Além de sensações, como: romance, fé, beleza, amor, sensibilidade.

 

Já o laranja, por ser uma cor alegre, emana energia e estimula a criatividade. Enquanto o azul revela leveza, tranquilidade, segurança e poder. O roxo significa sabedoria e respeito, além de transmitir uma ideia de criatividade, cura, proteção, inteligência, dignidade e luxo. O preto é a mais elegante das cores, remete à sofisticação, modernidade e luxo, provocando sensações de sofisticação, poder, formalidade e mistério. E, por fim, o branco é considerado a cor mais pura. Ela remete à claridade, pureza, paz e também à elegância, leveza, esperança, bondade, luz e simplicidade. Ou seja, quer mais equilíbrio, aposte no verde. Quer vibrar na criatividade, vá de laranja. Quer se conectar com sua espiritualidade, vá de lilás ou roxo. Quer serenidade, aposte no azul. Precisa de energia ou está triste, aposte no branco e evite o preto!

 

Portanto, esteja atento ao aspecto psicológico provocado pelas cores e veja, não só pelo aspecto de preferências, mas observe como uma ou outra cor, mexe com seu humor e emocional. Importante identificar que elas podem alterar o emocional, afetando a percepção do ambiente, a motivação e até as relações pessoais. É fundamental ter em mente que, precisamos evitar e aprender a lidar com sentimentos inadequados que possam baixar nossa energia e contribuir negativamente para o nosso bem estar físico e mental.

 

 

Dra. Andréa Ladislau / Psicanalista

COMPARTILHE