23 de dezembro

Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

‘A Hora da Estrela’, filme baseado na obra de Clarice Lispector, é exibido em Niterói

Por Livia Figueiredo
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Filme foi restaurado em 4k e será exibido nesta sexta-feira (24), às 19h, com debate sobre restauração audiovisual após a sessão
A Hora da Estrela
Filme está prestes a completar 40 anos desde o seu lançamento. Foto: Reprodução/Internet

Em sessão gratuita, o Cine Arte UFF exibirá nesta sexta-feira (24), às 19h, o filme “A Hora da Estrela“, com debate após a sessão. O filme integra a programação do Cineclube Quase Catálogo em Niterói. A iniciativa reúne filmes produzidos e dirigidos por mulheres.

Leia mais: Niterói Bike Fest é a atração do fim de semana em Niterói, que terá ainda show de Ivan Lins

Os ingressos serão liberados para retirada na Bilheteria do Cine Arte UFF a partir das 18h.

O Cine debate terá a participação de Aarão Marins. Denise Miler e Natália de Castro, conhecidas na área de preservação. Juntas, elas irão discutir sobre a finalização e restauração audiovisual no país.

Devido à tragédia do Rio Grande do Sul, o Cineclube Quase Catálogo irá doar 1 garrafa de água de 1,5L a cada ingresso retirado.

O filme

Baseado em um dos livros mais vendidos da Clarice , o filme foi originalmente lançado em 1985. Agora, ganha versão restaurada em 4K, para a telona.

O longa, estrelado pela então estreante Marcela Cartaxo, conquistou 10 prêmios no Festival de Brasília de 85, entre os quais de Melhor Filme e Melhor Atriz. Em 86, foi eleito Melhor Filme do Festival de Havana e o Festival de Berlim deu à paraibana o Urso de Prata de Melhor Atriz.

A restauração de “A Hora da Estrela” faz parte do projeto Sessão Vitrine Petrobras, que tem se destacado por levar às salas destaques da produção brasileira recente e obras já consideradas clássicas da cinematografia nacional. O trabalho de digitalização durou 6 meses: de dezembro de 2023 até maio deste ano.

Cineclube Quase Catálogo

O projeto é produzido pela @caraduaprod e conta com o incentivo da Prefeitura Municipal de Niterói e da Secretaria Municipal das Culturas (SMC), através da Chamada Pública nº08/2019.

COMPARTILHE