COMPARTILHE
Em Niterói, acidentes de trânsito envolvendo motos, no primeiro trimestre do ano, aumentaram em cerca de 30%, em comparação ao mesmo período de 2023, entre as chamadas recebidas pelo Corpo de Bombeiro, para socorro em vias.
Desde 2022, o número de acidentes com esse tipo de veículo, na cidade, está em crescimento. De acordo com a corporação, foram 1.614 atendimentos em 2022, contra 1.967 em 2023, de um total de 2.800 chamados para acidentes de trânsito, ou seja, 70,25% dos casos. Somente nos três primeiros meses de 2024, os Bombeiros atenderam 525 acidentes envolvendo motos de um total de 729.
– Acidentes de moto são um desafio para nós e a tendência é que aumentem, já que o delivery foi definitivamente incorporado à nossa rotina – afirmou o diretor do Hospital Estadual Azevedo Lima (HEAL), Marcus Vinícius Dias.
A unidade, que fica no Fonseca, é uma urgência 24h, especializada em traumas de média e alta complexidade. É para lá que são levadas as vítimas dos acidentes de trânsito de Niterói.
O hospital registrou, ano passado, um aumento de 12,8% no atendimento de acidentes envolvendo motocicletas: foram 897 casos em 2023 contra 795, em 2022.
Atualmente, Niterói tem uma frota de 50 mil motos transitando pelas ruas. O total de carros está em torno dos 300 mil. O aumento de motos nas ruas da cidade está diretamente relacionado com o crescimento dos serviços de entrega, nos últimos anos.
A Ecoponte, concessionária que administra a Ponte Rio-Niterói, também já detectou o aumento das motos nas suas vias. Em 2023, mais de dois milhões delas cruzaram a Ponte, somente no primeiro semestre, o que representou um aumento de 23% em relação ao mesmo período do ano passado.
De acordo com a concessionária, a cada dia, 150 mil veículos passam pela Ponte Rio-Niterói nos dois sentidos e desse número, 12 mil são motocicletas, o que corresponde a 8% do tráfego. Uma média de 341 mil por mês.
Maio amarelo
Quanto mais se transita, maior as chances de acidentes – situação que já acende uma luz amarela nas autoridades. Não por acaso, essa é a cor que simboliza uma campanha tradicional, feita nos meses de maio, justamente sobre segurança viária e a importância do respeito às leis de trânsito.
Trata-se do Maio Amarelo que terá, em Niterói, uma programação ao longo do mês, a partir desta terça-feira (7). Ao todo, 25 ações serão desenvolvidas pela Coordenadoria Geral de Educação Para o Trânsito da NitTrans.
Será justamente com uma palestra voltada para os usuários de motocicleta que trabalham com delivery a das atividades, às 9h, na sede da Ponte Rio-Niterói.
Durante a campanha, motoboys e ciclistas delivery poderão fazer um curso de pilotagem segura com Simulador de Ponto Cego de ônibus e caminhões – ponto de vista do retrovisor em que não é possível ao motorista ver o veículo que transita na sua diagonal. As aulas serão no Auditório do Caminho Niemeyer, no Centro.
Ranking
Confira as dez vias da cidade com mais acidentes em 2023, segundo o Corpo de Bombeiros
COMPARTILHE