COMPARTILHE
A Prefeitura de Niterói apresentou, na noite desta terça-feira, mais detalhes sobre a implementação do chamado Plano do Novo Normal, que é a atualização do plano de reabertura da cidade. Em transmissão nas redes sociais, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde deu mais informações sobre uma das regras mais importantes que vão entrar em vigor: o passaporte de imunidade, que entra em vigor em 1º de outubro.
De acordo com a Prefeitura, em alguns ambientes o a apresentação do passaporte será obrigatória e em outras, apenas recomendada.Nos casos em que ele for exigido, os cidadãos precisarão apresentar comprovante de vacinação do Conecta SUS ou a caderneta de vacinação, de postos de Niterói ou de outros locais, para ingressar nos ambientes.
Onde será obrigatório:
Onde será recomendado:
Em todo caso, continuam valendo os protocolos já conhecidos pela população, que são as chamadas medidas não farmacológicas: distanciamento de 1 metro entre pessoas, uso de máscaras, higienização de mãos, ventilação de ar dos ambientes.
Novo normal
O plano do Novo Normal é uma atualização do plano de Transição, em vigor desde junho de 2020. Agora, a Prefeitura apresenta um calendário, considerando que até fim de novembro, toda a população elegível estará com o esquema vacinal completo, ou seja, com as duas doses ou dose única contra a Covid. A maioria dos protocolos continua. O que muda é que as atividades que estavam com algum tipo de restrição, como eventos ao ar livre, irão voltar, aos poucos. Veja o cronograma:
Outubro:
– Carteira de vacinação será cobrada em espaços públicos e privados;
– Praias reabrem, com uso facultativo de máscaras na areia;
– Eventos em locais abertos serão permitidos para vacinados.
Novembro:
– Horário livre de funcionamento de bares e restaurantes;
– Uso de máscaras deixa de ser obrigatório em atividades ao ar livre, desde que haja distanciamento de 1 metro;
– Grandes eventos permitidos em casas noturnas, pubs e boates, com 80% da capacidade e para vacinados.
Janeiro:
– Suspensão de uso de máscaras em locais abertos, exceto para grupos de risco;
– Grandes eventos permitidos em casas noturnas, pubs e boates, com 100% da capacidade e para vacinados.
COMPARTILHE