23 de dezembro

Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Homens representam 76,3% dos usuários de bicicleta em Niterói

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

De acordo com a prefeitura, o percentual da presença feminina nas ruas, como usuárias de bicicleta tem aumentado 2% a cada ano
Bicicleta em Niterói
Totem que registra passagem de ciclista foi instalado na Avenida Marquês de Paraná, no Centro. Foto: Prefeitura de Niterói

Homens representam 76,3% dos usuários de bicicleta, nas vias de Niterói. As mulheres representam 21,2% do total de ciclistas da cidade, porém, o percentual da presença feminina nas ruas, como usuárias de bicicleta tem aumentado 2% a cada ano. Os dados são referentes à contagem feita pela Prefeitura de Niterói, até 2023.

Leia mais: Vou de bike! Niterói apresenta bicicletas do sistema de compartilhamento

Essa contagem vai se tornar um pouco mais “aparente”.  Um totem, instalado na Avenida Marquês de Paraná, que liga o Centro de Niterói e Icaraí, vai registrar, em um painel, o número de ciclistas que passar pelo local.

O equipamento faz parte de um sistema composto por  dez contadores automáticos, posicionados em locais como as Avenidas Amaral Peixoto, Roberto Silveira e Irene Lopes Sodré; orla de São Francisco; Parque Orla Piratininga; rotatória de Camboinhas; acessos ao túnel Charitas-Cafubá e ruas São Lourenço e Benjamin Constant. O contador da Marquês de Paraná é, até agora, o único com painel que permite visualizar a contagem publicamente.

– Quando você passa de bicicleta, você tem ideia de quantas pessoas já passaram aqui, antes de você e permite dar uma ideia do movimento de bicicleta que temos hoje em Niterói. Pelos dados que estamos coletando, 10% de todo o movimento aqui nesta via já é de bicicleta – afirmou o prefeito Axel Grael.

De acordo com a prefeitura de Niterói, o movimento de ciclistas registrado na Avenida Roberto Silveira, em março, já é 13% maior que o contabilizado na Avenida Brigadeiro Faria Lima (São Paulo capital) no mesmo período.

As duas cidades usam o mesmo sistema para a contagem de ciclistas. Nos 20 primeiros dias do mês, 80.211 bicicletas passaram pela Avenida Roberto Silveira (Niterói), enquanto 70.748 ciclistas foram registrados na Avenida Brigadeiro Faria Lima (São Paulo).

O Rio de Janeiro não possui uma rede permanente de monitoramento do uso de bicicletas. Há contagens em períodos específicos. Em uma contagem realizada pela ONG Transporte Ativo, em 2021, contou-se em um dia, 5.335 ciclistas na Av. Atlântica.

 

COMPARTILHE