15 de janeiro

Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Outono chega com previsão de chuva e calor

Por Sônia Apolinário
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Nova estação começa nesta quarta-feira (20). O verão se despediu com chuva. No final de terça-feira Niterói entrou em estágio de atenção
Chuva desta terça-feira (19) provocou alagamento na Marechal Deodoro com Jansen de Melo, no Centro. Foto: reprodução

Com previsão de chuva e calor, o outono começa nesta quarta-feira (20) à 0h06 (horário de Brasília). A nova estação termina no dia 21 de junho.

Leia mais: Vacinação contra gripe começa segunda-feira (25) em Niterói com aumento de casos de Influenza

De acordo com o site Climatempo, o dia começa com sol e aumento de nuvens pela manhã. As pancadas de chuva podem ocorrer à tarde e à noite. A temperatura máxima fica em 34 graus e os ventos terão velocidade média de 14km/h.

Como prevê o “protocolo”, as água de março fecharam o verão. No final da tarde de terça-feira (19), um temporal, que durou menos do que meia hora, provocou alagamentos, principalmente no Centro e no Ingá. A Defesa Civil de Niterói informou que a cidade entrou em estágio de atenção às 18h45.

Chuva abaixo da média

Para o Rio de Janeiro, o outono, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia tem previsão de chuva próxima e ligeiramente abaixo da média. Já a temperatura tende a ser acima do esperado para o período.

Porém, nesses primeiros dias, de acordo com o INMET, o avanço de uma frente fria pelo leste da Região Sudeste, deve provocar volumes de chuva em torno dos 70 mm. De forma mais pontual, a chuva entre o Vale do Paraíba, litoral norte de São Paulo, sul e Zona da Mata de Minas Gerais, Rio de Janeiro e sul do Espirito Santo, poderá superar os 100 mm por dia, principalmente, na sexta-feira (22) e no sábado. Só a partir desse período, o calor vai dar um “refresco”.

O outono é a estação de transição entre o verão quente e úmido e o inverno frio e seco, principalmente no Brasil Central. Neste período, as chuvas são mais escassas no interior do Brasil, em particular no semiárido nordestino.

Durante a estação, observam-se as primeiras ocorrências de fenômenos adversos, típicos do outono, como: nevoeiros nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste; geadas nas regiões Sul e Sudeste e em Mato Grosso do Sul; neve nas áreas serranas e nos planaltos da Região Sul e friagem no sul da Região Norte e nos estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.

 

 

COMPARTILHE