COMPARTILHE
Agentes da Prefeitura de Niterói intensificaram as ações em ruas, praças e nas areias das praias para acolhimento de moradores em situação de rua, no Centro, Boa Viagem, Ingá e Icaraí. Equipes da Secretaria Municipal de Assistência Social e Economia Solidária realizaram 73 abordagens, desde a segunda-feira (4); em 14 delas, as pessoas em situação de rua aceitaram ir para os abrigos da cidade.
As ações de zeladoria em Niterói são sempre divulgadas anteriormente no site da Prefeitura no link “Calendário de Ações de Zeladoria Urbana”, como determina a norma.
A zeladoria em Niterói acontece desde 19 de outubro, sob o cumprimento das determinações do Decreto 15.101/2023, publicado no Diário Oficial, que institui diretrizes e protocolo de atuação do serviço especializado de abordagem social à população em situação de rua em Niterói.
Durante as ações, as equipes recolheram os utensílios deixados nas calçadas, que foram embalados separadamente, identificados e levados para um depósito público. As pessoas em situação de rua podem solicitar a devolução na Secretaria de Assistência Social.
O trabalho se baseia na sensibilização e convencimento da população em situação de vulnerabilidade social, já que a legislação brasileira não permite o acolhimento compulsório. A Prefeitura de Niterói conta, atualmente, com 75% de ocupação nas mais de 350 vagas em abrigos na cidade.
A Prefeitura de Niterói possui uma rede de atendimento que conta com:
COMPARTILHE