22 de novembro

Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Niterói é a campeã nacional do 5G; quase 20% dos celulares, computadores e tvs já usam nova tecnologia

Por Sônia Apolinário
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Adesão do consumidor motivou as operadoras anteciparem a substituição do 4G pela nova tecnologia, no município
Torres 5G
Niteríoi tem 111 antenas ativadas com tecnologia 5G. Foto: reprodução

Niterói é a cidade onde o 5G tem a maior participação nacional, com 18,44% dos acessos, Atualmente, 329 municípios já têm o 5G em operação comercial, no país. Os dados foram divulgados pela  Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e são referentes ao mês de novembro de 2023.

Atrás de Niterói estão Florianópolis (SC, 18,12%), Brasília (DF, 17,99%), Jundiaí (SP, 17,82%), e Americana (SP, 17,78%).

E o que isso representa para a cidade?

– O 5G não é uma tecnologia apenas para usar smart phone, mas para aplicar no desenvolvimento da chamada cidade inteligente. Permite maior estabilidade no sinal e que tenham mais dispositivos conectados ao mesmo tempo. Sendo uma cidade mais preparada em termos de conexão, se torna mais vantajosa, por exemplo, para atrair investimentos – explicou José Felipe Ruppenthal, diretor da Telco Advisors, empresa especializada em consultoria de gestão empresarial.

As operadoras tinham um compromisso com a Anatel de ativação o 5G em municípios com população igual ou superior a 500 mil habitantes, que é o caso de Niterói, até julho de 2025. Porém, por estratégia, ativaram comercialmente a tecnologia, no município, em janeiro de 2023. Isso, segundo Ruppenthal, aconteceu porque as empresas perceberam potencial de consumo, na cidade.

A ativação do 5G significa, na prática, atualizar a tecnologia nas torres ou antenas das operadoras mantidas na cidade. Em Niterói, são 345 estação rádio base (ERBs), as chamadas antenas. Desse total, 111 já estão com o 5G ativado – no restante, segue em funcionamento as tecnologias 2G, 3G e 4G.

– Conforme a demanda vai aumentando, as operadoras que atendem a cidade vão ativando o 5G nas suas torres, afirmou Ruppenthal.

Leia mais: Niterói terá frota de 46 carros elétricos

Segundo o consultor, em um ano, Niterói aumentou em 400% o acesso 5G, na cidade. Isso significa que houve, por parte do consumidor, migração de tecnologia. Dentro da cadeia produtiva do negócio, significa o aumento da compra de aparelhos aptos a melhor usarem a nova tecnologia que custam, em média, três vezes mais do que os outros. A reboque, veio aumento pela opção de planos pós-pago, geralmente,  mais caros que os pré pagos.

Ruppenthal está convicto que essa adesão dos niteroienses à nova tecnologia está relacionada com o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) elevado da cidade, de 0,837, que deixa Niterói em primeiro lugar no estado, com o Rio de Janeiro em segundo lugar com 0,799.

De acordo com o consultor, 93% dos acessos em 5G, em Niterói, é feito por pessoa física, sendo 86% desses acessos feitos a partir de planos pós-pagos – no Brasil, a média de adesão ao pós-pago é de 57%.

– O 4G era uma tecnologia feita para as pessoas. O 5G é feito para as coisas. As pessoas vão usufruir por intermédio das coisas. Por exemplo, uma cidade com conexão 5G pode ter semáforos inteligentes, interligados com dados de segurança pública que podem estar interligados com outros sistemas. É o que se chama de cidade inteligente. A adesão dos moradores de Niterói vai proporcionar vantagens para a cidade no seu desenvolvimento de médio e longo prazo – afirmou Ruppenthal

 

 

COMPARTILHE