COMPARTILHE
O bairro de Jurujuba tem, oficialmente, desde a sexta-feira (8), o selo de Polo Gastronômico. A rota, que já é conhecida por abrigar inúmeros restaurantes e botecos especializados em frutos do Mar, começa com a realização do Festival Cores do Mar que vai até o domingo, no Guarderya. As atividades começam ao meio dia e encerram às 18h. O Festival Cores do Mar em Jurujuba é uma parceria entre a Prefeitura de Niterói, Sebrae e empreendedores locais.
O polo de Jurujuba é delimitado pela esquina da Av. Carlos Ermelindo Marins com a Alameda Marechal Pessoa Leal, e se estende até a Fortaleza de Santa Cruz, na Estrada Eurico Gaspar Dutra. São restaurantes, cervejarias, botecos, áreas e locais de vendas de artesanato, clubes e fortes, que se debruçam na paisagem da enseada de Jurujuba e os tradicionais barcos pesqueiros.
– Niterói é conhecida por ter uma gastronomia sofisticada e variada, com excelentes serviços nos botecos, bares e restaurantes espalhados por toda a cidade. Os polos gastronômicos fomentam ainda mais. O título é uma forma de consolidar a percepção da Clientela de que ali é uma rota diferenciada e com características próprias. E quando se unem com eventos como esses em torno dos comércios, todos se beneficiam com várias atividades econômicas e culturais sendo fomentadas, gerando emprego e renda – explicou o subsecretário de Desenvolvimento Econômico, Igor Baldez.
Os restaurantes locais irão apresentar petiscos exclusivos especialmente criados para o circuito, harmonizados com cerveja artesanal de Jurujuba. O circuito prioriza a criatividade, tempero caprichado e valoriza ingredientes frescos e a gastronomia marinha.
Além da culinária, haverá uma feirinha de artesanato local durante os dias do circuito. Oito barracas estarão à disposição para a exposição das artesãs locais e atividades culturais a serem realizadas nos locais.
Dona da cervejaria Malteca, Tatiana Ferreira, ressalta que ao longo do fim de semana, os visitantes vão poder conhecer todo o processo produtivo da cerveja e ainda experimentar os petiscos que cada estabelecimento do bairro.
– O Polo de Jurujuba soma a força dos atores locais para mostrar tudo o que temos de bom, da gastronomia a base de frutos do mar sempre frescos, harmonizados com a Malteca, cerveja que produzimos aqui, aos passeios por trilhas naturais e culturais no complexo de fortes de Jurujuba – destaca Tatiana Ferreira, que prepara, entre outros, um cardápio criativo e apetitoso além da Cerveja: dupla de Tapas de camarão com cream cheese e alho poró e mexilhão com pimentões coloridos no pão de malte, harmonizados com witbier e red ale.
Niterói tem outros sete polos gastronômicos: o polo do Bairro Chic, no Fonseca e outro na Região Oceânica, em Piratininga, foram criados recentemente para se somar aos outros quatro já existentes: Jardim Icaraí, São Francisco e Charitas, Barreto, Centro e Cantareira.
A orla de São Francisco e Charitas abriga o Polo Orla Gastronomia, reunindo serviço de cozinha de alto nível e variedade.
Já o Polo Cantareira, na Praça Alexandre Moura, reúne restaurantes e bares que vão do estilo despojado – atendendo principalmente uma clientela formada por universitários – até mais elegante, agradando a gostos diversos, englobando os bairros de São Domingos e Gragoatá.
Na área central de Niterói, no bairro Ponta D’Areia, mais especificamente, estão concentrados os bares e restaurantes do Polo de mesmo nome do bairro, oferecendo serviços que vão desde uma cozinha sofisticada portuguesa até bares mais simples, sem esquecer do tradicional ponto Portugal Pequeno e do Mercado de Peixe São Pedro, voltado pescados e frutos do mar.
Outro Polo Gastronômico é o do Jardim Icaraí. A Rua Leandro Motta oferece um serviço de cozinha variada, com restaurantes de renome nacional e internacional. A rua costuma ter muitas atrações como música ao vivo e espaços reservados no interior de alguns bares, especialmente para festas.
COMPARTILHE