23 de novembro

Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Ministério Público recebe casos de moradores de Niterói que não tiveram luz religada no prazo dado pela Justiça

Por Sônia Apolinário
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Mais de 70 casos já foram encaminhados ao MPRJ pelo vereador Daniel Marques, na manhã desta terça-feira (21)
são francisco sem luz
Orla de São Francisco sem luz no fim de semana passado. Foto: arquivo

O prazo dado pela Justiça para que a Enel restabelecesse o fornecimento de energia para toda Niterói terminou às 20h, de segunda-feira (20). Mais de 70 casos de moradores que não foram “contemplados” com a volta da luz será encaminhado, nesta terça-feira (21), pelo Ministério Público do Rio de Janeiro diretamente à Justiça.

Em nota, a Enel informou que na manhã de desta terça, 97% dos clientes já tinham sido atendidos nas suas reclamações. A empresa pediu mais 48h para resolver todos os problemas e ficou de apresentar um “plano operacional”.

Leia mais: Dois dias depois da ventania, Niterói ainda tem bairros sem luz

A compilação dos casos foi feita pelo vereador Daniel Marques e entregue à promotora Jacqueline El-Jaick (Tutela coletiva de Defesa do Consumidor e do Contribuinte de Niterói).

– Como a Enel é uma concessão federal, optamos por trabalhar pela lógica da Defesa do Consumidor. Hoje (terça-feira, 21), comecei a receber muitas reclamações, de moradores de vários bairros, que ainda estavam sem luz. Os relatos “pipocaram”. Então, fiz uma primeira compilação com que nos foi enviado até às 13h e encaminhei para a promotora – explicou o vereador.

Jacqueline El-Jaick foi chamada a se manifestar na ação movida pela Prefeitura de Niterói contra a Enel. A  Justiça determinou também que a empresa pagaria multa diária de R$ 100 mil caso não acatasse a determinação de “religar” totalmente Niterói.

Agora, segundo o vereador, é preciso definir para onde o dinheiro da multa vai. Criar uma espécie de fundo para ajudar as pessoas que foram prejudicadas foi uma hipótese levantada. Porém, já é obrigação da empresa fazer diretamente a indenização de quem foi prejudicado, independente do pagamento de multa.

De acordo com Marques, como as reclamações não param de chegar, ele resolveu manter em aberto um canal para o recebimento dos casos para seguir encaminhando para o Ministério Público.

Quem estiver mais de 6 horas sem luz pode enviar sua reclamação mediante apresentação dos seguintes documentos:

1 – CPF do titular da conta

2 – Número do Cliente

3 -Telefone cadastrado junto a empresa.

4 – Protocolo aberto junto à empresa

5 – Desde quando está sem energia (mesmo que seja uma só fase faltando)

O contato disponibilizado para o envio da reclamação e dos documentos é o Whatsapp: 21 993152332

 

COMPARTILHE