COMPARTILHE
Uma startup de Niterói venceu o Desafio de Inovação da Firjan IEL. A Octa City se destacou na competição por apresentar solução baseada em Inteligência Artificial, que integra dados em tempo real de sensores urbanos, fornecendo alertas antecipados e análises para combater inundações.
Leia mais: Niterói está vulnerável à elevação do nível do mar, com aquecimento global, diz a UFF
Ao todo, o desafio recebeu 30 inscrições. As startups deveriam apresentar apresentaram soluções para tornar as cidades mais inteligentes, humanas e sustentáveis. O evento foi realizado na sexta-feira (20), na Casa Firjan, no Rio de Janeiro.
– Foi uma honra apresentar como estamos ajudando o Rio a se tornar mais resiliente frente aos desastres urbanos. Tivemos a oportunidade de conhecer também diversas outras iniciativas de impacto que estão desenvolvendo nossas cidades – afirmou Otávio Henrique Flaeschen Oliveira, CEO da Octa City que levou o prêmio de R$10 mil.
A iniciativa foi realizada em parceria com a Universidade do Porto. Presidente da Firjan Leste Fluminense, Ricardo Fernando Guadagnin, considerou ser “gratificante” a o movimento das startups que, segundo ele, “estão se consolidando com a oferta de serviços de grande valor para a nossa região, com propostas inovadoras que fazem a diferença no dia a dia da população”.
A comissão julgadora da competição foi formada por profissionais dos setores que atuam com inovação na Firjan: Julia Zardo, gerente de Ambientes de Inovação da Firjan; de Tainá de Paula, secretária municipal de Meio Ambiente e Clima do Rio de Janeiro; Marcus Belchior, chefe-executivo do Centro de Operações Rio (COR); João Transmontano, CEO da Neovictus; Clara Gonçalves, co-fundadora da Inductiva Research Labs e André Calazans, analista da Financiadora de Estudos e Pesquisas (Finep).
COMPARTILHE