25 de novembro

Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Niterói terá exibição de filmes do Festival do Rio; veja as indicações do Reserva Cultural

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Festival será realizado de 5 a 15 de outubro; Programação conta com filmes premiados, lançamentos e mostras temáticas
cinema reserva cultural
Festival do Rio chega a Niterói. Foto: Arquivo

Um dos maiores eventos de cinema do país, o Festival do Rio, chega a Niterói a partir desta quinta-feira, 5 de outubro. Essa é a 24ª edição e uma oportunidade de assistir a filmes premiados em grandes festivais, lançamentos, mostras temáticas, entre outros. Para contemplar a demanda do público, o Reserva Cultural, em São Domingos, irá disponibilizar uma sala exclusiva para o evento, com a exibição de 30 filmes durante os 11 dias do evento. Jean Thomas Bernardini, proprietário do Reserva em São Paulo e em Niterói, explica que o Festival do Rio é um dos mais charmosos do mundo, pois oferece uma preciosa curadoria com diversas atrações para o público.

Leia mais: Mercado imobiliário vive boom em Niterói, segundo a Ademi

– O Festival do Rio é único, uma seleção rica filmes de qualidade. Os diretores, equipe de produção, os atores e demais envolvidos na indústria adoram participar das sessões de debate e entrevistas. No Reserva realizamos ações especiais: o público prestigia e todo dia vira uma festa – afirma.

Para Laure Bacqué, sócia e diretora do Reserva Cultural, o Festival do Rio é uma oportunidade única de mergulhar no que há de melhor na produção cinematográfica em todo o mundo:

– O Reserva tem como propósito oferecer bons filmes, abrir espaço para filmes independentes, temas diversos e visões múltiplas. E o Festival do Rio é a oportunidade de fazer isso em um tempo muito curto. É uma maratona de cultura – afirma.

A diretora executiva de programação do Festival do Rio, Ilda Santiago, comemora a presença do Reserva no Festival. Segundo ela, “o Reserva Niterói faz parte dessa rede de salas do Festival que celebram o cinema em todas as suas formas, do comercial ao autoral.

Confira aqui alguns destaques da programação:

BlackBerry – Direção: Matt Johnson

A incrível ascensão e o trágico declínio do primeiro smartphone do mundo. A tecnologia criada por Mike Lazaridis e seu melhor amigo, Douglas Fregin, aliada ao dinheiro e a experiência do empresário Jim Balsillie, transforma completamente a forma como as pessoas se comunicam em 1996. Celebridades, políticos e empresários estão viciados em seus Blackberrys e o valor da empresa canadense dispara. No entanto, em poucos anos, segredos obscuros, disputas pessoais e o maior perigo de todos, a chegada do iPhone, ameaçam o sucesso da companhia. Seleção oficial da Berlinale 2023.

O Meu Sangue Ferve por Você – Direção: Paulo Machline

Em 1979, Magal, um dos artistas mais populares e celebrados do país, segue a rotina de ensaios e compromissos em Salvador. Durante um programa de TV, conhece a deslumbrante Magali e é acometido por uma paixão inédita e avassaladora. Para conquistá-la, precisará vencer a resistência de Jean Pierre, seu empresário passional, além da desconfiança da família, dos amigos e da própria amada. Embalado por grandes sucessos, o filme narra os encontros e desencontros da explosão de amor que muda para sempre a vida do casal.

Meu Nome É Gal – Direção: Dandara Ferreira, Lô Politi

Meu Nome É Gal retrata parte da trajetória de Maria da Graça Costa Penna Burgos, uma menina tímida que desde muito cedo soube que a música iria guiar seus caminhos. Aos 20 anos, Gracinha, como era chamada pela mãe, decide viajar rumo ao Rio de Janeiro para se tornar cantora. Lá, encontra seus amigos da Bahia: Caetano Veloso, Maria Bethânia, Gilberto Gil e Dedé Gadelha, que acompanham seus primeiros passos na música profissional no final da década de 1960.

Menu Prazer – Les Troisgros – Direção: Frederick Wiseman

Um filme sobre a família Troisgros e seus três restaurantes: Troisgros, Le Central e La Colline du Colombier, localizados na França. O Troisgros, fundado há 93 anos, tem três estrelas Michelin há 55 anos e em 2020 foi premiado com uma estrela verde por suas práticas sustentáveis exemplares. O atual chef, César Troisgros, é a quarta geração da família a comandá-lo. O documentário mostra as operações do dia a dia envolvendo as compras, a preparação e o serviço no celebrado restaurante. Exibido no Festival de Veneza 2023.

COMPARTILHE