26 de dezembro

Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Procon RJ alerta para golpes na negociação de dívidas do programa Desenrola

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

O recém-lançado ‘Desenrola Brasil’, programa do Governo Federal de renegociação de dívidas, já virou alvo de golpes. Saiba como se proteger
Real Moeda brasileira
O mutirão será realizado entre os dias 24 de julho e 11 de agosto. Foto: Agência Brasil

Lançado nesta segunda-feira (17), o ‘Desenrola Brasil’  já virou alvo de golpistas na internet. De acordo com matéria da Folha de S.Paulo, links falsos que seriam sobre o programa de renegociação de dívidas estão circulando pelas redes sociais, principalmente, Facebook e Whatsapp. Esses links aparecem, geralmente, junto a postagens que prometem descontos irreais de 99% nas dívidas. Promessas de atendentes de retirar a negativação na hora, também devem servir de alerta para golpes.

Os bancos que aderiram ao programa são: Banco do Brasil, Caixa, Bradesco, Itaú e Santander. Todos têm canais oficiais para renegociar dívidas feitas entre 2019 e 2022. Dessa forma, links enviados por terceiros devem ser considerados como suspeitos. Já o Serasa informa que renegocia dívidas apenas pelos seguintes canais: site Serasa Limpa Nome, atendimento via WhatsApp (11) 99575-2096 e aplicativo oficial para celular

O Ministério da Fazenda recomenda que as vítimas que caíram no golpe denunciem as fraudes em

 Mutirão do Procon

Um mutirão de negociação de dívidas será realizado entre os dias 24 de julho e 11 de agosto pelo Procon do Estado do Rio de Janeiro, em parceria com a Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon).

O “Renegocia!” destina-se aos consumidores em situação de endividamento, com necessidade de negociar suas dívidas existentes, como forma de prevenção ao superendividamento.

Leia mais: Canteiro de obras mostra o tamanho da transformação do Centro de Niterói

Poderão ser negociadas dívidas com bancos e concessionárias de serviço público de água, gás, energia elétrica e do setor de telecomunicações.

O mutirão foi lançado dois dias após o Programa Desenrola Brasil, do Governo Federal.

– O Procon Estadual realiza constantemente mutirões de renegociação de dívidas, tendo sido o primeiro a criar o Núcleo de Atendimento aos Superendividados. Porém, trata-se de um problema nacional, com mais 70 milhões de negativados no Brasil. Nós não poderíamos deixar de apoiar a Senacon nessas ações do “Renegocia” e ‘Desenrola Brasil’, ajudando o consumidor a resolver suas pendências financeiras e a retornar ao mercado de consumo – explica o presidente do Procon-RJ, Cássio Coelho.

O mutirão de negociação de dívidas será realizado na sede do Procon-RJ, na Avenida Rio Branco, 25, 5° andar, no Centro, com distribuição de senhas entre 10h e 14h. Os atendimentos identificados como situação de superendividamento serão encaminhados para tratamento junto ao Núcleo de Prevenção e Tratamento ao Superendividamento do Procon/RJ.

Niterói

O serviço do Procon Móvel tem rodado a cidade para agilizar a solução de demandas da população. Renegociações de dívidas junto à Enel, concessionária de energia elétrica, e feitas com empréstimos consignados estão na liderança do ranking das solicitações.

Em relação a endividamento, de acordo com os dados do Serasa, Niterói tem quase 200 mil moradores com  dívidas – o que representa cerca de  40% da população da cidade. Na média, o endividamento é de R$ 5.300 por CPF. O volume total de dívidas dos moradores de Niterói passa de R$ 1 bilhão.

 

 

COMPARTILHE