26 de dezembro

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Niterói faz fila por identidade, atendimento médico e defesa do consumidor

Por Redação
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Prefeitura móvel levou diversos serviços para o Largo da Batalha neste sábado (3) ; programa atendeu mais de 2.700 mil pessoas
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No Largo da Batalha, demandas do consumidor foram frequentes. Foto: Prefeitura/Bruno Eduardo Alves
A demanda por serviços público têm sido intensa nas ações do programa Prefeitura Móvel,  com enorme procura por atendimento de saúde, documentação e defesa do consumidor. Neste sábado (3), o Prefeito Axel Grael encerrou o a ação no Largo da Batalha neste sábado. Mais de 2,7 mil atendimentos foram feitos pelas equipes da Prefeitura desde o início do projeto, na última segunda-feira.
A Prefeitura móvel promoveu ações de saúde, como aferição de pressão arterial, glicemia e testes de Covid-19 e ofereceu serviços para demandas relacionadas a questões do município. Além disso, quem visitou o espaço pode fazer emissão de segunda via de documentos e aproveitar o atendimento do Procon. Segundo o Prefeito, “foi uma semana inteira recebendo as pessoas, conversando com a população, falando sobre projetos importantes.”
Prefeitura móvel

A enorme procura por serviços públicos mostra a carência a carência deste tipo de atendimento nos bairros.
Para a secretária de Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa, a Prefeitura Móvel foi um importante instrumento para aproximar os moradores da região de Pendotiba de diversos serviços públicos na cidade. Segundo ela, as demandas apresentadas pela população ajudam a orientar as prioridades a serem executadas.

-A prefeitura precisa fazer isso sempre com frequência, porque é o jeito da população entender que a prefeitura não funciona sem a sociedade, e a sociedade também não funciona sem a prefeitura. É assim que nós trabalhamos juntos para melhorar a nossa cidade e a vida de todos que vivem aqui -, resumiu Dayse.

A secretária municipal de Direitos Humanos e Cidadania, Nadine Borges, viu nas atividades da Prefeitura Móvel uma oportunidade de oferecer os serviços da pasta à população com maior vulnerabilidade social que mora na região. Ela considera as ações no local fundamentais para a promoção da cidadania e da diversidade.

-Além desse enfrentamento ao sub-registo, pudemos contribuir também com a emissão de segunda via de identidade. As pessoas que estão numa situação de maior vulnerabilidade muitas vezes não têm um recurso para pagar a guia. Então, esse convênio com o Detran permite a emissão da carteira sem pagamento do DUDA. Mas além disso, a gente orientou várias pessoas com a nossa psicóloga, que esteve aqui durante a semana, em relação aos serviços de saúde na área de saúde mental, encaminhamento para o CAPs, para os direitos de referência. Demos algumas orientações jurídicas, sobretudo em questões relacionadas à discriminação LGBTQIA -, contou Nadine.

 

Nesta semana, a prefeitura anunciou um pacote de investimentos em sete comunidades da região de Pendotiba.

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