COMPARTILHE
O emaranhado de fios nos postes é queixa recorrente dos moradores de Niterói. Em alguns pontos, os postes parecem vergar com a quantidade de fios de energia e telecomunicações que trafega sobre a cabeça dos moradores. A confusão dos fios atrapalha a operação e manutenção da rede e deixa o morador sujeito a problemas como curtos, queda de energia, oscilação da corrente e uma espera maior por reparos. A falta de manutenção da rede elétrica pode acarretar também na queima de equipamentos eletrodomésticos, como computadores, impressoras, TVs, aparelhos de ar condicionados.
Leia mais: Curtos, panes, queda de energia: os perigos do emaranhado de fios nos postes de Niterói
Os causadores desse problema são das mais diversas naturezas, como furto e desleixo das companhias, em geral de telefonia e tevê a cabo. Um descaso que incomoda, diretamente quem mora perto desses fios caídos ou pendurados.
Confira as principais recomendações para evitar acidentes:
Se o cabo partido estiver sobre o seu veículo, permaneça dentro do veículo. Caso você esteja do lado de fora, não chegue perto até porque mesmo um fio de telefone pode apresentar riscos quando está ligado com a energia elétrica. Portanto, nunca se deve chegar perto de um fio solto, principalmente quando não souber identificar a originalidade dele.
Os cabos da rede elétrica podem se partir por diversas causas: vandalismo, pipas na rede, colisões de veículos em postes, excesso de carga por ligações à revelia, árvores na rede, dentre outras. E, mesmo partidos e sobre o solo, os cabos podem estar energizados.
A seguir, uma lista com as principais recomendações:
– Nunca toque ou se aproxime de cabo partido;
– Não tente socorrer ninguém que estiver preso a um cabo partido. Você, certamente, será eletrocutado também;
– Nas colisões de veículos com os postes da rede elétrica, os cabos elétricos poderão caír sobre o solo, cercas, sobre residências ou sobre veículos. Nesse caso, não saia de dentro do carro.
COMPARTILHE