15 de janeiro

Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.

Lupulinário

Por Sônia Apolinário

Sônia Apolinário é jornalista tendo trabalhado nos principais jornais do país, sempre na área de Cultura. Também beer sommelière, quando o assunto é cerveja e afins, ela se transforma na Lupulinário.
Publicado

Beba Niterói

Drinque Costão de Itacoa. Foto: Divulgação

Beba Niterói. É esse o convite que a Noi Gastronomia está fazendo com a nova carta de drinques autorais da rede de restaurantes. As bebidas, criadas pelo mixologista e mestre destilador Michell Agues, homenageiam a cidade, berço da marca.

Engana-se quem pensa que tudo é à base de gin só porque a Noi passou a produzir a bebida de maneira artesanal, na destilaria montada na sua “casa”, em Itaipu. O Íon é a estrela da carta, mas vários dos novos drinques exploram diferentes sabores.

Costão de Itaocá, São Francisco, Cidade Sorriso e Nikiti Beach são alguns exemplos.

– A Noi sempre será reconhecida pelas suas cervejas e temos muito orgulho disso. Porém, não queremos nos limitar. Quando montamos a destilaria, há pouco mais de  um ano, foi com a mentalidade de agregar novos sabores e expandir as possibilidades. Os novos drinques brincam com frutas bem tropicais, dando uma pitada a mais de brasilidade para a nossa carta – afirmou Bianca Buzin, diretora da Noi.

Então, vamos a eles, conforme descritos por Michell:

Costão de Itacoa: Feito com Gin Íon, limão, suco de uva, xarope de framboesa e bitter, o Costão de Itacoa traz como resultado um drinque refrescante, cítrico e com final levemente amargo que pede um novo gole.

São Francisco: Trazendo em sua composição espumante, xarope de manga, suco de maracujá, espuma de gengibre e hortelã, o São Francisco é uma explosão de refrescância em homenagem à praia que recebeu a primeira casa Noi. Para finalizar, ele é montado com uma folha de arroz que remete ao calçadão da própria praia.

Cidade Sorriso: Esse coquetel é muito refrescante, frutado e super tropical. O Cidade Sorriso tem como base rum e leva xarope de coco, creme de cupuaçu e suco de limão e de abacaxi.

Nikiti Beach: Com uísque, rum, limão, xarope de manga, mate e limão, o Nikiti Beach apresenta uma releitura alcoólica do clássico praiano “mate com limão”. Uma pedida certeira tanto para dias quentes quanto para quando o sol se põe.

Duas das novidades foram criadas em  homenagem à própria família Buzin, dona da Noi. Michaell explica:

Clericot Noi: O coquetel de origem francesa que se popularizou na Inglaterra e se espalhou pelo mundo ganhou uma versão niteroiense com espumante, licor de pêssego, licor de framboesa, fatias de morango, suco de limão, laranja e hortelã.

Vêneto: Batizado com o nome da região do nordeste da Itália de onde vieram os primeiros membros da família Buzin, donos da Noi, o Vêneto leva espumante, purê de morango, morangos in natura, licor de amora, suco de limão e hortelã.

Sendo assim, um brinde aos novos “passeios” a serem feitos por Niterói.

Serviço

Endereços:

Noi Itaipu – Estrada Francisco da Cruz Nunes, 1964

Noi Miguel de Frias – R. Miguel de Frias, 106 – Icaraí

Noi São Francisco – Av. Quintino Bocaiúva, 201

Noi Búzios – Rua Manoel Turíbio de Farias, 110 – Centro

COMPARTILHE