COMPARTILHE
Um ano e meio depois do início da pandemia, os dois principais portões do Campo de São Bento, na Rua Gavião Peixoto e na Avenida Roberto Silveira, em Icaraí, continuam fechados pela Prefeitura, inclusive nos fins de semana. A pergunta que idosos, pais de bebês e de alunos de escolas da área se fazem é: por que os dois portões maiores estão lacrados, provocando até aglomerações nos dois menores e laterais, se quase tudo na cidade já foi reaberto?
– Eu não consigo entender as razões para isso. Neste domingo que passou, como tem sido em todos os fins de semana, o Campo de São Bento estava lotado. Havia filas e aglomerações nos portões da Lopes Trovão e da Domingues de Sá. Por que as entradas da Roberto Silveira e Gavião continuam fechadas? Para ir à missa na Porciúncula e voltar, minha mãe, que tem 86 anos e mora na Paulo Gustavo, tem de dar uma volta enorme. Não vejo explicações para isso, até porque está tudo liberado e lotado em Icaraí – diz uma moradora do bairro que mora na Lopes Trovão.
Muita gente do bairro lembra que, numa das flexibilizações da Prefeitura, antes das eleições do ano passado, a Prefeitura passou meses mantendo os dois portões principais abertos aos fins de semana. Depois, com o recrudescimento da pandemia, este ano, voltou a fechá-los para jamais voltar a abrir, o que causa indignação.
– Outro dia vi uma conversa do meu filho com três amigos, todos moradores de Icaraí, e eles falavam só disso, que não há motivos para os portões continuarem fechados, que não faz sentido. E olha que eram jovens na faixa de 25 anos. Acho que isso afeta o bairro todo e também visitantes. E não dá mesmo pra entender – contou o promotor Giovani Fajardo, de 60 anos, morador da Herotides de Oliveira.
O argumento de moradores e visitantes é que, com mais portões abertos, inclusive os maiores e principais, não haveria tanta aglomerações nos laterais nos fins de semana e os frequentadores do espaço de lazer seriam poupados de dar voltas, no caso de quem tem dificuldade de locomoção, é idoso ou tem filhos crianças que usam carrinho.
Com a volta às aulas presenciais nas redes públicas municipal e estadual, fica ainda mais difícil de entender por que só dois portões do Campo de São Bento estão abertos, já que o parque é passagem para inúmeros pais e alunos que precisam acessar as escolas ali e ao redor.
Prefeitura não explica
Procurada há mais de uma semana, a Prefeitura de Niterói não respondeu por que mantêm os portões principais do Campo de São Bento fechados.
COMPARTILHE