COMPARTILHE
A Praça de Espanha, localizada no bairro Santo Antônio, em Piratininga, foi reaberta ao público, após uma reforma. A obra durou quatro meses e integra um conjunto de intervenções que a Prefeitura de Niterói vem fazendo na região. O investimento foi de cerca de R$300 mil. Além de toda revitalizada, a praça agora dispõe de áreas de convivência com mesas e bancos, pergolados. A iluminação foi toda refeita.
Leia mais: Tempo muda em Niterói e a previsão para a semana é de pancadas de chuva
O que mudou
A praça também recebeu pavimentação e pintura, implantação de rampas de acesso, corrimão para as escadas e guarda-corpos, academia da terceira idade, brinquedos novos, grama sintética e gramado natural.
A entrega da Praça de Espanha se deu no ano em que o Clube Espanhol, que fica bem em frente ao local, celebra 59 anos. Um monumento espanhol que já existia na praça ficou intacto a pedido dos moradores e do Clube, que pretendem eles próprios fazer a restauração da peça.
O presidente da Empresa Municipal de Moradia, Urbanização e Saneamento (Emusa), Paulo César Carreira, explica que a obra teve como objetivo levar conforto e qualidade de vida aos moradores e frequentadores da praça.
– Quando executamos as obras de drenagem e pavimentação da região, mapeamos as necessidades de áreas de lazer de cada equipamento do bairro. Aqui na Praça de Espanha o projeto teve como objetivo trazer mais qualidade de vida para os moradores – explica o secretário.
A paisagista Claudia Félix, de 47 anos, morava no Bairro de Fátima e se mudou para o bairro de Santo Antônio há cerca de um ano. Ela conta que acompanhou o processo de revitalização da praça.
– Nos mudamos para cá por conta das notícias de revitalização do local. Era uma praça vazia que agora está sendo ocupada, por crianças, adultos e idosos. Aqui, estamos fazendo um vínculo de amizades com as pessoas do bairro, que antes não tínhamos – conta ela, que é mãe de Catarina, de 10 anos, e Nicolas, de 6.
A cerimônia de inauguração, no domingo (26), contou com a presença de diversas autoridades, como os secretários municipais de Obras e Infraestrutura, Vicente Temperini, e do Idoso, José Antônio Fernandez (Zaf); do cônsul-geral da Espanha no Rio de Janeiro, Angel María Vázquez Días de Tuesta e do presidente do Clube Espanhol de Niterói, Laurentino Nebra Catarino.
COMPARTILHE