23 de novembro

Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Estação Cantareira será sede do Pólo de Audiovisual de Niterói

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Prefeitura fez acordo com a Firjan para instalar em São Domingos um centro de Economia Criativa
FOTO CANTAREIRA - foto Douglas Macedo
O prédio da antiga estação das barcas, tombado pelo patrimônio e recentemente desapropriado, terá cursos e atividades culturais
O projeto é ambicioso. Instalar em Niterói um Distrito de Economia Criativa, como existe em cidades como Londres, Barcelona, Lisboa e, no Brasil, em Florianópolis,  entre outras.  O endereço escolhido é o bairro histórico de São Domingos, que vai receber o museu do Cinema e já abriga o campus da UFF. O primeiro passo foi dado nesta quinta-feira (23) com a assinatura de uma parceria da Prefeitura de Niterói com a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, para ocupar o prédio da Estação Cantareira, tombado pelo patrimônio histórico e recentemente desapropriado pelo município. A entidade mantém no Rio a Casa Firjan da Economia Criativa.
O prefeito Axel Grael com representantes da Firjan. Foto: Prefeitura/Bruno Alves
O prefeito de Niterói, Axel Grael, destacou, no encontro realizado no Centro de Referência em Cinema e Audiovisual, que o município vem fazendo investimentos para atrair empresas de tecnologia, de audiovisual e da chamada economia criativa, que inclui setores como cinema e TV, jogos, moda e gastronomia, turismo e lazer e a indústria cultural.
Um projeto para São Domingos
Bairro histórico de Niterói, e um dos poucos a preservar conjuntos arquitetônicos de mais de a00 anos, como as ruas de pera por onde passava o bonde, está na mira da Prefeitura. Axel Grael, destacou os planos para a região:

-Estamos realizando diversos investimentos na região, como a implantação de um parque esportivo na Concha Acústica, uma parceria com a UFF para revitalizar uma pista de atletismo que estava abandonada e que será preparada para receber eventos internacionais. Também vamos revitalizar o Castelinho do Gragoatá, que vai abrigar a sede da Coordenadoria Niterói de Bicicleta, e a praça Escritor Adelino Magalhães, próxima ao imóvel, também receberá obras para se tornar bike friendly. Esse é um conjunto de ações que fará daquela área um pólo integrador de todas essas atividades. Queremos transformar Niterói em cidade referência na economia criativa de nosso estado – destacou Grael.

A parceria entre a Prefeitura e a Firjan abre novos caminhos para a criação de uma escola com todos os cursos capacitadores do audiovisual, na Cantareira. O bairro já abriga outras iniciativas que contribuem para o projeto maior de estabelecer em São Domingos um distrito criativo., como o Museu do Cinema,  que será instalado no conjunto do Reserva Cultural,  a Faculdade de Cinema da UFF, que funciona no campus do Gragoatá.

A economia criativa é o segmento que mais gera empregos no mundo, atualmente.
Escola de Audiovisual

A Firjan será a encarregada da operação da Escola de Audiovisual e a Prefeitura de Niterói ficará responsável pelos investimentos em infraestrutura.

– O projeto tem tudo para dar certo, Niterói tem vocação para o audiovisual -, disse o presidente da Firjan, Luiz Césio Caetano. “Nosso mapeamento em 2022 mostrou que, apesar da crise trazida pela pandemia da Covid-19, houve em 2020 um aumento na participação do PIB criativo no total do PIB nacional. Há uma tendência de aumento de investimento para esse setor. O momento é de estimular ainda mais esse segmento”.

Também participaram da reunião a secretária municipal das Culturas, Júlia Pacheco; e o subsecretário municipal de Ciência e Tecnologia, Mateus Quintão; entre outros.

COMPARTILHE