COMPARTILHE
Depois de quatro anos de governo Bolsonaro marcado por ataques às universidades e cortes brutais de orçamento, um presidente da República voltará a pisar em um campus: a Prefeitura de Niterói informou que foi acertada a vinda de Luiz Inácio Lula da Silva à cidade para a inauguração do novo prédio do Instituto de Artes e Comunicação Social (IACS) da Universidade Federal Fluminense (UFF), no Campus do Gragoatá, uma parceria da Prefeitura com a UFF.
Leia mais: CPI da Enel: empresa será a primeira convocada pelos vereadores de Niterói
A visita foi acertada em um encontro do prefeito Axel Grael e do secretário Executivo, Rodrigo Neves, com o ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Alexandre Padilha, na quinta-feira (16), em Brasília.
O ministro Alexandre Padilha destacou a importância da reaproximação do governo federal com Niterói:
– Vamos preparar uma ida do presidente Lula a Niterói para simbolizar essa retomada da parceria do governo federal com a cidade -, afirmou o ministro.
O prefeito Axel Grael ressaltou que as perspectivas trabalhos conjuntos com o governo federal serão “muito positivas” para Niterói.
– Com a ajuda do governo federal, vamos trazer muitas coisas boas para a cidade -, comentou Grael.
Rodrigo Neves lembrou que Alexandre Padilha, quando ministro da Saúde, ajudou a reabrir a emergência infantil do Hospital Getulinho, em 2013. Nessa época, Neves era o prefeito de Niterói.
A Prefeitura de Niterói tem previsão de concluir, até novembro, as obras em sete espaços do novo Instituto de Artes e Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense, no Campus do Gragoatá.
Com projeto orçado em R$ 28 milhões, a sede do IACS contará com 110 salas interligadas e divididas em blocos de salas de aula, além de anfiteatro, pátio e sala de exposição. A intervenção, viabilizada através de parceria entre a Prefeitura e a universidade, está seguindo o projeto elaborado pela Empresa Municipal de Moradia Urbanização e Saneamento (Emusa).
O Instituto de Artes e Comunicação Social foi fundado em 1968, tem cinco departamentos e aproximadamente 3.500 alunos. Na nova sede, ficarão abrigados os cursos de Graduação em Arquivologia, Artes, Biblioteconomia e Documentação, Cinema e Audiovisual, Comunicação Social, Estudos de Mídia, Jornalismo, Produção Cultural, e de Pós-Graduação em Ciências da Informação, Cinema e Audiovisual, Comunicação, Cultura e Territorialidades, Mídia e Cotidiano e Estudos Contemporâneos das Artes.
COMPARTILHE