23 de novembro

Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Bibliotecas de Niterói têm programação especial em celebração ao Mês da Mulher

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Oficinas, rodas de conversa, sarau de poesia e projeção de filmes são algumas das atividades programadas pela Prefeitura
biblioteca anísio teixeira, niterói
Fachada da Biblioteca Popular Municipal Anísio Teixeira, no Campo de São Bento, em Icaraí. Foto: reprodução rede social

Em celebração ao Mês da Mulher, a Prefeitura de Niterói criou uma programação especial nas bibliotecas da cidade. Nesta terça-feira (7) tem oficina de bonecas e roda de conversa, respectivamente, no Centro e na Ilha da Conceição.

De acordo com a Diretora de Programas e Projetos, Rosane Feo, a agenda da Educação para o mês da mulher “convida toda a cidade de Niterói a refletir sobre as questões de gênero e sobre os caminhos que precisam ser trilhados na direção de uma sociedade mais justa”:

– Também é um convite para assumir o compromisso com novas práticas que fortaleçam o combate à desigualdade entre os gêneros e que possibilitem a cada pessoa construir a história que desejar – afirmou.

O Programa Bibliotecas Populares de Niterói é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação e Fundação Municipal de Educação de Niterói, vinculado a Subsecretaria de Projetos Transversais, Cooperação e Articulação Institucional.

Confira a programação

07/03
10h- Oficina de confecção de bonecas- Serão confeccionadas Bonecas” Mulheres Brasileiras” com bordado em pano de prato utilizando a técnica Patch Apliquê.
Local: Biblioteca Popular Cora Coralina – Rua São Pedro, 108 , Centro.

14h- Roda de Conversa: “Ser Mulher: Desconstrução”.
Convidada: Psicóloga Renata Alves Morava
Local: Biblioteca Popular Municipal Silvestre Mônaco – Rua Jornalista Sardo Filho, s/n, CSU – Ilha da Conceição.

10/03
10h – Roda de Conversa: “Raça, gênero e classe: os desafios da mulher negra”.
Mediação: Roseli Rocha, com a participação do poeta Ana Cruz e da educadora Iza Lúcia.
Local: Biblioteca Popular Municipal Anísio Teixeira – Rua Lopes Trovão, s/n – Campo de São Bento, Icaraí.

11/03
10h- Sarau de Música e Poesia- Horto Canto do Poeta convida Coletivo de Mulheres Poetas de Niterói
Local: Biblioteca Popular Municipal Monteiro Lobato – Rua Luiz Palmier, s/n – Barreto.

21/03
10h- Oficina de confecção de bonecas- Serão confeccionadas Bonecas” Mulheres Brasileiras” com bordado em pano de prato utilizando a técnica Patch Apliquê.
Local: Biblioteca Popular Cora Coralina (Centro)

29/03
15h- Projeto Papo Delas- Acontecerá mensalmente. A atividade foi idealizada e será conduzida pelo “Coletivo Libélula”, formado por mulheres e que tem como objetivo valorizar e potencializar o feminino por meio da sororidade e dororidade, conceito que trata das dores que unem as mulheres negras para além do machismo. A cada encontro um tema diferente é abordado.

15h- Roda de Conversa “Ter Coragem x Ser Subjugada, e Autoamor”.
Mediadora: Poeta Vânia Moraes e presença de representantes da Associação de Moradores, do CRAS e do PMF da Vila Ipiranga.
Local: Biblioteca Popular Municipal Aguinaldo Pereira de Macedo – Rua Tenente Osório, 73 – Vila Ipiranga, Fonseca.

31/03

10h- Cine Cora – Exibição do Filme “Damas do Samba”
Local: Biblioteca Popular Cora Coralina (Centro)

Live 

No dia 8 de março, quando é celebrado o Dia Internacional da Mulher, a Coordenação de Educação na Diferença, vinculada à Subsecretaria de Políticas Educacionais Transversais (SSPET/SME), promoverá a live “Mulheres negras em foco: feminismo negro em diálogo com os currículos escolares”.

O objetivo é mobilizar sentidos para produção curricular e abordar o protagonismo de grandes intelectuais negras, como Beatriz Nascimento, Conceição Evaristo, Lélia Gonzalez, Nilma Lino Gomes e Azoilda Loretto da Trindade. A live será transmitida pelo Facebook da Educação Niterói, a partir das 18h.

O debate ao vivo terá a participação da coordenadora do coletivo, Beatriz Nascimento; da advogada Marianna Lopes; e das integrantes da Coordenação de Educação na Diferença, Profa. Drª. Lygia Fernandes e Profª. Drª. Renata Rodrigues; com a mediação da Profaª. Drª. Cristiane Gonçalves de Souza.

COMPARTILHE