COMPARTILHE
Mais 10 escolas municipais de Niterói voltaram às aulas presenciais nesta segunda-feira (9). De acordo com a Secretaria Municipal de Educação e a Fundação Municipal de Educação, 66 unidades já estão funcionando no modelo híbrido, com opção de atividades presenciais e online, seguindo protocolos estabelecidos no Plano de Retomada das Aulas. O objetivo é que todas as 94 escolas ofereçam o ensino presencial, de forma gradual e seguindo os protocolos de prevenção à Covid-19.
Desde o início do ano letivo, a SME e FME estão implementando medidas para reduzir os efeitos da pandemia na educação municipal e reconstruir o vínculo dos estudantes com a escola. As unidades retornaram nesta segunda-feira com apresentações de dança, contação de histórias e outras atividades especiais com o objetivo de contribuir para um ambiente de aprendizado com afeto e acolhimento.
Segundo o secretário de Educação, Vinicius Wu, cada passo da retomada das aulas está sendo cuidadosamente pensado.
— Estamos focados em colocar em prática as estratégias desenvolvidas para manter um ensino de excelência, apesar dos desafios que o afastamento nos trouxe. Trazer nossas crianças de volta às salas de aula é fundamental para evitar que a evasão escolar seja ainda mais impactante para o futuro dos nossos alunos. Cada passo do retorno presencial está sendo pensado cuidadosamente para apoiar a comunidade escolar no processo de recuperar conteúdos e vínculos afetivos tão necessários para uma educação pública de qualidade — afirmou o secretário.
O ensino híbrido não é obrigatório no município, o formato remoto continua sendo oferecido para os alunos. As aulas presenciais têm a duração reduzida, com três horas diárias e limitação máxima de 50% de ocupação nas salas. No Ensino Fundamental 1, há revezamento semanal, já na Educação Infantil as crianças podem ir para a escola todos os dias e os alunos são divididos em grupos nos turnos da manhã ou da tarde.
COMPARTILHE