COMPARTILHE
As fortes chuvas que castigaram Niterói, nesta terça-feira (7), seguem causando prejuízo à população no dia seguinte. A Prefeitura informou que parte das escolas municipais tiveram as aulas suspensas nesta quarta. A medida tornou-se necessária porque alguns prédios ficaram completamente inundados, como a Escola Municipal Honorina de Carvalho, situada em Maria Paula.
Leia mais: Chuva dá um nó no trânsito em Niterói
Além disso, as escolas passam a ser pontos de apoio e abrigo para desabrigados e desalojados. Ao todo, são 13 unidades de ensino interditadas no município:
Ainda de acordo com o Município, as demais unidades, onde não há diagnóstico ou relatos de alagamentos, o funcionamento será normal.
O chuva gerou prejuízos em diversos setores. Na loja Ponto Frio, no Shopping Multicenter, em Itaipu, o teto desabou, conforme aparece em vídeo nas redes sociais. Havia funcionários no local, mas ninguém ficou ferido.
Além disso, um ônibus da linha 38-A (Terminal via Engenho do Mato) foi atingido por uma árvore na Estrada Francisco da Cruz Nunes, sentido Região Oceânica, na altura da pastelaria Fla-Flu, por volta das 21h30. O coletivo estava lotado com muitas pessoas voltando do trabalho e um homem teve ferimentos leves.
Devido a grande quantidade de água que ainda descia, a pista foi interditada pelo Corpo de Bombeiros, que solicitaram a presença da Defesa Civil para uma avaliação mais detalhada. Nas redes sociais, passageiros compartilharam fotos e relataram os momentos de medo.
– Por volta das 21h30 na descida da serra do Mario Monteiro uma árvore caiu em cima do ônibus da linha 38A, quebrou a lateral e atingiu um homem, não sei o que aconteceu com ele ou qual estado de saúde dele, mass foi livramento, eu estava voltando do curso e o ônibus estava lotado!!! Coisa de doidooo – postou uma passageira.
Os bombeiros tiveram bastante trabalho para cortar os galhos da árvore e poder liberar a pista para que o ônibus fosse retirado. A ação terminou pouco antes da meia-noite, mas após constatarem a grande quantidade de água que ainda descia, optaram por interditar a pista por risco de novos deslizamentos.
Ademais, ainda há registros de alagamentos em alguns bairros da cidade, como Engenho do Mato, Barreto, Fonseca, Maria Paula e Tenente Jardim.
Às 9h desta quarta, ainda havia moradores se queixando da falta de luz em diversos pontos da cidade. Em nota encaminhada ao A Seguir: Niterói, a ENEL informou “que as fortes chuvas com ventos que atingiram a região Metropolitana impactaram o fornecimento de energia para alguns clientes de Niterói e Maricá”.
Conforme a distribuidora, os bairros com mais incidências em Niterói são Barreto, São Lourenço, Icaraí, Ingá, Santa Rosa, Fonseca e Caramujo. A companhia esclareceu que aumentou o seu efetivo em campo e “trabalha ininterruptamente para restabelecer a energia dos clientes afetados o mais breve possível”.
A Secretaria Municipal de Defesa Civil e Geotecnia de Niterói informou, às 7h30 desta quarta, que a cidade segue em estágio de alerta, “devido à chegada de uma frente fria que trouxe núcleos de chuva forte e muito forte para o município”.
De acordo com o Município, o volume pluviométrico foi acima do esperado para todo o mês de fevereiro.
O maior acumulado de chuva foi registrado em Maria Paula, com 156,6 mm. Também choveu 134,8 mm em Rio do Ouro. As regiões do Maravista (131,4 mm), Tenente Jardim (127,8 mm) e Várzea das Moças (113,6 mm) também ficaram entre as mais castigadas pela chuva.
Até o momento, as sirenes de Jurujuba, Santa Bárbara, do Morro do Estado, Boa Esperança, Caniçal e Tenente Jardim foram acionadas, mas não houve registros de feridos. Também há registro de transbordamento do Canal de São Francisco e alagamentos em diversas regiões da cidade.
O órgão municipal comunicou que, em caso de acionamento de sirenes, a população deve seguir imediatamente para os pontos de acolhimento.
Em Jurujuba, o local é o Centro de Artes e Esportes Unificados (Ceu), na Rua Carlos Ermelindo, 34; em Santa Bárbara, o ponto de apoio fica na Escola Municipal Rachide da Gloria Salim Saker; no Morro do Estado, os moradores devem seguir para a Escola Municipal Ayrton Senna da Silva; no Tenente Jardim, a Escola Municipal Tiradentes é o local indicado.
No Morro da Boa Esperança, os moradores devem seguir para a escola Municipal Francisco Portugal Neves, localizado na Rua Manoel Pacheco de Carvalho s/n; e no Caniçal, o local de encontro fica na Escola Municipal Maralegre, na Rua Dr. Valdir Costa, lts 10 e 11, quadra 87, em Piratininga.
A Prefeitura ainda informou que agentes da Defesa Civil, Samu, Secretaria Municipal de Assistência Social e Economia Solidária, além das Administrações Regionais, estão orientando a população nos locais. E pediu para, quem puder, ficar em casa neste momento.
A população pode ligar para 199 ou 2620-0199 em caso de emergências.
Equipes da Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (Seconser) e da Companhia de Limpeza de Niterói (Clin) estão atuando nos serviços emergenciais de retirada de árvores, limpeza de ralos, caixas de passagem e ruas.
Também há caminhões Vac All (equipamentos de aspiração com alto poder de sucção) percorrendo trechos da cidade. O veículo é usado em pontos de alagamento para agilizar o escoamento da água.
COMPARTILHE