COMPARTILHE
Niterói recebe uma edição de “Samba Trombonado” nesta quarta-feira (18), na Sala Nelson Pereira dos Santos, no bairro de São Domingos, a partir das 19h. Os ingressos custam R$ 20, desde que acompanhados por 1 kg de alimento não perecível, e a classificação é livre.
O samba trombonado é uma roda de samba que mistura estilos tradicionais e modernos, do Samba de Terreiro ao Samba de Gafieira, passando pelo Samba canção e o Partido alto. Também inclui o swing da gafieira e a elegância do choro, sem perder a essência do samba instrumental.
Leia mais: Programe-se: confira os eventos culturais de janeiro, em Niterói
Na cidade, o projeto reúne os seguintes músicos: Wanderson Martins, no cavaquinho; Marcio Ricardo, no violão de 7 cordas; Tiago do Bandolim, que não é conhecido assim à toa; Marco Basilio, Luiz Augusto e Rodrigo Phrango, na percusão; além dos vocais de Pedro Ivo e Roberta Nistra. O idealizador é o trombonista Fernando Jovem, que tem mais de 25 anos de carreira.
Jovem, aliás, só de alma e sobrenome. O músico tem experiência com a Banda sinfônica do Corpo de Bombeiros e na banda do “Festival Nacional de Marchinhas”, da Fundição Progresso, onde toca há 11 anos. Também faz parte da Orquestra Republicana, onde já tocou ao lado de nomes como Edu Neves, Eduardo Galloti, Alfredo Del Penho, Pedro Holanda, Marcelo Bernardes, Dudu Oliveira, entre outros.
No repertório, os mais importantes sambistas brasileiros, de variadas gerações, se farão “presentes”. Desde o bandolista Noel Rosa, um dos principais responsáveis pela legitimação do samba de morro e no “asfalto”, passando pelo “divino” Cartola, até as gerações mais recentes, representadas por Moacyr Luz e o boêmio Zeca Pagodinho. O evento inclui improvisação e, claro, samba no pé.
COMPARTILHE