Com o Natal se aproximando, seguem algumas sugestões da Lupulinário, dentre as novidades mais recentes. Seja para beber ou não.
No copo
Apesar das roupas de lã com as quais caracterizamos Papai Noel, o Natal por essas bandas é uma época de muito calor. Assim, cai bem manter a tradição, mas com alguns “ajustes”. Esse é o espírito da Blumenau Summer Warmer, criada pela Cerveja Blumenau (SC).
Trata-se de uma versão nacional das cervejas que os belgas produzem especialmente para o Natal – geralmente escuras, com teor alcoólico alto e temperada com especiarias.
Blumenau Summer Warmer, que é sazonal, tem 8% de teor alcoólico e 15 de amargor (IBU). No aroma, traz notas de frutas amarelas cristalizadas e especiarias, uma combinação inspirada no tradicional panetone. A sugestão de harmonização é com assados de Natal e os próprios panetones, é claro.
A Cerveja Blumenau entrega seus produtos em todo o Brasil. O contato é pelo Instagram da marca.
Quem também abrasileirou uma cerveja belga para ajudar a dar um refresco no calor que costuma fazer no período de festas natalinas foi a niteroiense Belgarioca. A marca que é especializada nos estilos belgas, criou a Xmas Ale, um blend de cervejas Sour envelhecidas em barril de carvalho francês. Tem 5,7 % e 18 IBU. Apresenta notas de tamarindo, amora e framboesa.
O rótulo foi recém-lançado no Mondial de La Bière e só está sendo comercializado em chope.
Em Niterói, está disponível no Armazém São Jorge (Rua Dr Leandro Motta, 8, Jardim Icaraí), a R$ 65,90 o growler de 1 litro.
É cerveja? É vinho?
Para comemorar seus os oito anos, a Dádiva, cervejaria de Várzea Paulista (SP) criou as cervejas Dádiva 8 Anos Chardonnay e Pinot Noir. São Belgian Strong Golden Ale feitas com blends de 30% vinho e 70% cerveja. Ambas têm 9,7% ABV.
De cor amarelo palha, a Dádiva 8 Anos Chardonnay é feita com vinho natural Chardonnay da vinícola brasileira Valparaíso, que fica em Vila Rica, município de Barão, na Serra Gaúcha. De acordo com a marca, a cerveja tem toques de maçã verde no aroma e nuances trazidas pelo vinho, como abacaxi e pêssego. A acidez na boca é delicada e agradável. Tem corpo médio baixo e uma suave sensação de aquecimento. Sugestão de harmonização: sushis e sashimis com peixes delicados, ostras frescas e pratos com frutos do mar.
A 8 Anos Pinot Noir tem cor vermelho acobreada e também foi feita com vinho natural da Valparaíso, no caso Pìnot Noir. A cerveja é descrita pela Dádiva como tendo aromas que lembram morango e framboesa, de acidez equilibrada e mais suave do que a versão com Chardonnay. No sabor, percebem-se as notas de uva, remetendo a vinho. Sugestão de harmonização: massas com tartufo Nero e risoto de cogumelos.
Garrafa de 750 ml a R$ 71,90, cada. A Dádiva entrega seus produtos em todo o Brasil. O contato é pelo site da marca.
A cervejaria Masterpiece, de Niterói, acabou de lançar uma cerveja que tem a cor do Natal e também de 2023. O rótulo Antônio Parreiras, uma homenagem ao célebre pintor niteroiense, é uma Catharina Sour de amora com 7,2% de teor alcoólico e 7 de amargor (IBU). Tem essa cor vermelha natalina com um toque de pink. O que a faz uma séria candidata a Cor 2023.
Isso porque a Pantone (marca norte-americana cujo sistema cromático padroniza as indústrias têxtil e gráfica, em todo o mundo) escolheu a Viva Magenta, um vermelho com fundo pink como a cor do próximo ano. Auspicioso, não? Confira aqui como é a Viva Magenta.
A Antônio Parreira estará disponível no e-commerce da Masterpiece a partir da próxima semana.
Com meia
A cervejaria paulista Avós criou o kit natalino cerveja Vó Natalina + par de meias lupuladas.
A Vó Natalina é uma Baltic Porter com 8,6% de teor alcoólico, com adição de mandioca, açaí e cupuaçu, envelhecida em barrica de Jequitibá-Rosa. A cervejaria descreve o rótulo como sendo uma cerveja escura, intensa, com uma boa complexidade de maltes. Tem notas de chocolate, nozes e frutas passas. No aroma, também apresenta a característica amadeirada. O terroso do açaí e uma leve acidez do cupuaçu aparecem para fechar a experiência sensorial.
Quem pede o kit, recebe a cerveja charmosamente embrulhada na meia. Garrafa de 500 ml: R$ 79; Kit: R$ 119. A Avós entrega seus produtos em todo o Brasil. O contato é pelo site da marca.
A HopOh é uma marca que usa os símbolos cervejeiros como inspiração, principalmente, os lúpulos. Mas não só isso. Sabe aquela cerveja long neck que o garçom e todos os seus amigos dizem que é moleza abrir sem abridor, mas que você não consegue? Pois bem, a marca tem uma camiseta reforçada na parte de baixo justamente para ajudar a abrir as cervejas desse tipo, sem se machucar. Tem linha masculina e feminina e vários outros modelos de camisas.
Regata Fresh Stone com reforço para abrir Long Neck: R$ 79,90, pelo e-coomerce da marca.
Praia
No Brasil, os trajes mais adequados para o Papai Noel seriam bermudas ou roupas de praia e piscina. Afinal, a festa acontece em pleno verão. E cá pra nós. Se tem algo que rima com verão é praia que, por sua vez, rima com cerveja.
Pensando nisso, fomos até o balneário de Búzios (RJ) onde a cervejaria Búzios acabou de abrir sua fábrica com direito a bar em um deck, debruçado para um canal. De lá, vem a ecobag perfeita para se levar para … a praia, de preferência, com cervejas. R$ 35, pelo e-commerce da marca.
“A Evolução da Cerveja em 50 Estilos” (Natalya Watson) – Começando no Reino Unido de 1600 com uma cerveja marrom defumada e terminando com atuais áreas de inovação, este guia divertido e interativo percorre o tempo e o mundo para contar as histórias por trás de alguns dos estilos de cerveja mais conhecidos da atualidade como German Lagers, Stouts, Porters, Pilsners, IPAs e Sour Beers. Cada capítulo se concentra em um dos principais ingredientes da cerveja – malte, água, lúpulo e levedura – compartilhando como, à medida que cada ingrediente se modernizou ao longo do tempo, novos sabores e estilos surgiram.
Em fase de pré-venda: R$ 70, no e-commerce da editora Krater