21 de dezembro

Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

A bola vai rolar, na Copa e nos bares de Niterói

Por Sônia Apolinário
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Televisões gigantes, decoração especial e promoções são atrativos para conquistar o torcedor. Setor acredita em aumento de 20% do movimento
O polo do Jardim Icaraí já está pronto para a Copa. Foto: Sônia Apolinário
A rua Leandro Mota, no Jardim Icaraí já está no clima da Copa. Foto: Sônia Apolinário

Se já é difícil encontrar um bar, em Niterói, que não tenha uma TV ligada em uma partida de futebol, imagina durante a Copa do Mundo.

No domingo (20), quando o campeonato começa, no Catar, os estabelecimentos também entrarão em campo, na disputa pela preferência do cliente-torcedor para acompanhar as partidas na sua “casa”. A expectativa é que o campeonato possa aumentar o movimento em, pelo menos, 20%.

Televisões gigantes, decoração especial, promoções e chope grátis a cada gol do Brasil são alguns dos atrativos. Na sexta-feira (18), muitos estabelecimentos ainda estavam em ritmo de aquecimento, nos preparativos. A Seguir deu um giro por alguns deles para saber o que estavam aprontando.

Jardim Icaraí

Na rua Leandro Mota, coração do polo gastronômico do Jardim Icaraí, a decoração estava praticamente concluída. Por lá, vai ter até “taça” em exposição. Nos dias de jogos do Brasil, DJs vão garantir a animação da rua. Fora isso, é cada bar por si. Um dos recordes de público recente do local foi a partida final da Taça Libertadores que lotou a rua de (vitoriosos) flamenguistas. A torcida é de que esse recorde seja batido com os jogos do Brasil, principalmente, se a nossa seleção chegar na final.

Rua Leandro Mota, no Jardim Icaraí. Foto: Sônia Apolinário

Na direção da rua João Pessoa, do outro lado da calçada, o Cantinho do Baião estava parcialmente decorado. Essa é a primeira Copa pela qual o estabelecimento vai passar.

– Normalmente, jogos de futebol já costumam trazer muito movimento para o bar, principalmente, quando é uma final de campeonato. Chegamos a ficar lotados. Então, nossa expectativa é que o movimento seja ainda maior na Copa – comenta Raimundo Nonato, um dos sócios do Cantinho do Baião que tem capacidade para 100 pessoas. A promessa é de mais decoração, até a estreia do Brasil no campeonato, dia 24.

Próximo de lá, no Berton, o que não vai faltar é televisão para ver os jogos. Normalmente, o bar, que fica na esquina das ruas Geraldo Martins e Lopes Trovão, já tem três aparelhos eternamente ligados em alguma partida de futebol.

Para a Copa, o proprietário Odilei Berton alugou três TVs de 60 polegadas, cada. Vai instalar todas juntas para fazer um paredão televisivo em um dos cantos do bar. O local já é destino certo das torcidas dos clubes, nos finais de semana. Lá também, o recorde de público, até agora, foi o jogo final do Flamengo na disputa pela Taça Libertadores: 600 pessoas.

– Copa do Mundo é outro clima. As torcidas de todos os times se misturam. Acredito que nosso movimento pode aumentar em 20%. – afirma Berton.

Ele admite que a decoração está um pouco atrasada, mas que tudo estará pronto até, no máximo, segunda-feira (21). Ele optou por enfeitar o bar com as bandeirolas criadas pela cervejaria  parceira da casa, que usa as cores verde, amarela e vermelha.

Sim, ele preferiu fugir um pouco da decoração tradicional para evitar qualquer dor de cabeça que não seja provocada por um gol perdido do Brasil. Para animar ainda mais a torcida, tem algumas promoções de chope e cerveja. No Berton também tem chope e cerveja artesanais.

Santa Rosa

Na rua Américo Oberlander, o Galeto Art e Beer saiu na frente no quesito decoração. Falta, porém, embandeirar a parte externa. Simone Feitosa, sócia do bar, diz que no domingo estará tudo pronto.

Ela disse que está confiante não só que a Copa vai ser um bom negócio para o estabelecimento (que já costuma receber torcidas para acompanhar os jogos dos seus times) como também acha que o Brasil vai ser campeão.

-Eu sou animada com futebol – diz ela.

Em frente, do outro lado da rua, no Porco Loko, tudo é mais ou menos ao contrário. Ainda não há sinais de decoração, mas o dono Ricardo Gonçalves, jura que vai rolar. Ele confessa que gostaria, mesmo, era de pintar a rua, mas não vai arriscar a comprar uma briga com a Prefeitura. Ele também pretende conseguir, em algum momento da Copa, fechar a rua para o trânsito, em dia de jogo do Brasil.

– Tivemos autorização para fazer isso na final da Libertadores e foi muito bacana. Vamos ver se conseguimos outra vez – diz ele que prepara praticamente tudo o que é servido na casa, focada na charcutaria e cervejas artesanais.

No Porco Loko vai ter promoção de chope. Nos horários dos jogos, quem escolher um petisco e pedir um chope, ganhará a segunda tulipa. A cada gol do Brasil, vai rolar chope grátis. Lembrando que lá o chope é artesanal.

– Não estou acreditando muito nessa seleção brasileira. Aqui, a TV vai ficar ligada direto na Copa porque tem muito jogo bom que vai rolar sem ser com o Brasil

Jurujuba

No Palitus, bandeiras de vários países se juntaram à brasileira para deixar o local em clima de Copa do Mundo, a primeira do bar.

Palitus, em Jurujuba. Futebol e vista para o mar. Foto: Divulgação

 

O lugar já tem duas TVs sempre a postos para os torcedores de final de semana. Agora, ele espera que o movimento aumente “bastante”.

– Ainda estamos estudando se vamos fazer promoções. Vamos ver como vai ser o movimento, mas acho que será bom – afirma Érique da Silva Oliveira, dono do estabelecimento que fica na Avenida Carlos Ermelindo Marins, 501.

Itaipu

No bar da cervejaria Máfia, em dia de jogos do Brasil vai rolar rodízio de chope ao preço fixo de R$ 59,90. Além disso, cada conta fechada de quem assistiu os jogos na casa dará direito a um cupom para concorrer a um sorteio de um barril de chope.

– Estamos com grande expectativa em relação ao aumento no movimento do bar. Esperamos um crescimento de 20% a 35% nos dias em que o Brasil entrar em campo.- comenta Pitchon Borges, sócio do estabelecimento.

A Máfia fica na Estrada Francisco da Cruz Nunes 9777. Nos dias 24 de novembro e 2 de dezembro, de jogos do Brasil, o bar vai abrir mais cedo, às 15h30.

Vila Cervejeira

No próximo dia 24, dois taprooms da Vila Cervejeira estarão abertos especialmente para a acompanhar a estreia do Brasil na Copa do Mundo, a partir das 15h: Oca do Arariboia e Bitta Bier. Ambos também têm opção de comida.

A Vila fica na Rua Heitor Carrilho, 250, no Centro. A entrada é franca.

Noi

Noi terá copo temático. Foto: Divulgação

 

Nas unidades Paulo Gustavo e Jardim Icaraí da Noi, a cada gol da seleção brasileira vai rolar dose dupla de chope pilsen.

Além disso, durante a Copa, a cervejaria vai fazer um sorteio, por semana, de um barril de Bionda (Pilsen) de 30 litros. Para concorrer basta se inscrever no site www.noiexpress.com.br

Quem gosta de colecionar copos, uma boa notícia. A partir deste domingo, os restaurantes da rede Noi Gastronomia passam a ter uma caldereta temática da Copa do Mundo. Os restaurantes também vão receber decoração temática.

Calendário

A Copa do Mundo do Catar começa neste domingo (20), às 13h, com um jogo entre os donos da casa e a seleção do Equador. Será a primeira de 64 partidas programadas para o  Mundial de 2022.

O Brasil estreia no próximo dia 24 (quinta-feira), às 16h, em jogo contra a Sérvia. No mesmo dia, rolam também as seguintes partidas:

7h Suíça x Camarões

10h Uruguai x Coreia do Sul

13h Portugal x Gana

O segundo jogo da seleção nacional será no dia 28 de novembro (segunda-feira), às 13h, contra a Suíça. Os outro jogos do dia são:

7h Camarões x Sérvia

10h Coreia do Sul x Gana

16h Portugal x Uruguai

O terceiro jogo da seleção nacional será no dia 2 de dezembro (sexta-feira), às 16h, contra Camarões. Os outros jogos do dia são:

12h Coreia do Sul x Portugal

12h Gana x Uruguai

16h Sérvia x Suíça

A partir daí, são as oitavas de finais cujos jogos dependem dos resultados das primeiras rodadas.

COMPARTILHE