Como parte da programação pelos 449 anos da cidade, será realizado o festival Niterói Cervejeiro, nos dias 25, 26 e 27 de novembro, no Reserva Cultural, em São Domingos. O evento pretende ser uma grande vitrine para as marcas de Niterói, mas não só isso.
Além de degustar as cervejas, será possível acompanhar como se produz a bebida. No seu estande, a Associação dos Cervejeiros Artesanais (AcervA) de Niterói e São Gonçalo vai realizar duas brasagens.
No sábado (26) serão produzidos 20 litros de uma Red Ale; no domingo, 50 litros de uma Pattersbier. No comando das brasagens estará Fernanda Marques, uma das diretoras da AcervA Niterói e São Gonçalo. Ficou na dúvida sobre esses estilos de cerveja? Como brasagens são demoradas, dá para ter altos papos no estande, entre uma e outra degustação das cervejas do evento.
– Fazer uma brassagem diante do público é uma ótima oportunidade para explicar como uma cerveja é feita e despertar a curiosidade das pessoas. Também é uma oportunidade de ajudar a tirar dúvidas em relação à cerveja artesanal. E a AcervA está aí pra isso mesmo”, comenta Fernanda.
Leia mais: Neltur lança o Niterói Caminho Cervejeiro
As marcas que estarão no evento são: Belgarioca, Dead Dog, Noi, Masterpiece, Máfia, Malteca, BrewLab, Bitta Bier, Matisse, Fractal, W-Kattz, Habeas Copos, Marauú, Seiva e Mahi. Juntas, vão garantir cerca de 100 rótulos. Várias dessas cervejarias também levarão suas especialidades gastronômicas. Porém, ainda haverá mais comidinhas, de diversos estabelecimentos da cidade.
Para animar ainda mais o evento, haverá uma série de atrações musicais. Na programação, Bloody Mary, Eduardo Camacho, Sinfônica Ambulante e Va’a Surf Band, entre outros – ritmos variados da mesma forma como são variados os estilos das cervejas artesanais.
O evento foi idealizado pela Prefeitura de Niterói. Além da AcervA, conta com o apoio também da Neltur, Sebrae, Escola de Cerveja da Firjan e Projeto do Curso Superior de Tecnologia em Hotelaria da Universidade Federal Fluminense (UFF). A entrada é franca, mas pede-se a doação de 1 kg de alimento não perecível.
Uma curiosidade. Apesar de Niterói estar comemorando 449 anos, na logo do evento consta o número 450. Isso porque, de acordo com a Prefeitura, será realizado um ano de celebrações para marcar a “data redonda”, a partir de agora. Sendo assim, tomara que outros eventos cervejeiros de grande porte jorrem pela cidade, até novembro de 2023 – e além. Cheers!
O Reserva Cultural fica na Av. Visconde do Rio Branco, 880, em São Domingos.