COMPARTILHE
Foi dada a largada para o Carnaval 2023, em Niterói. No próximo domingo (13), a escola de samba Unidos do Viradouro inicia a temporada de ensaios de rua para o desfile do próximo ano, no Sambódromo do Rio de Janeiro.
A concentração será às 18h, na Avenida Amaral Peixoto, no Centro de Niterói. Às 19h, começam os ensaios.
Deste primeiro dia na rua participam todos os segmentos e o primeiro time da vermelho e branco: Priscila Mota e Rodrigo Neri (comissão de frente), Julinho Nascimento e Rute Alves (1º casal de mestre-sala e porta-bandeira), Zé Paulo Sierra (intérprete) e mestre Ciça, no comando da bateria.
– É um momento de reencontro muito aguardado pelos componentes e por toda a nossa diretoria. É uma etapa importante para a preparação da escola, em relação a vários quesitos que podemos aprimorar nos ensaios de rua – afirma Alex Fab, que divide a direção de carnaval com Dudu Falcão.
A Viradouro vai levar para o Sambódromo 2.500 componentes, divididos em 23 alas. Desse total, somente uma será aberta para a participação de pessoas de fora da comunidade. Para isso, foram colocadas à venda 70 fantasias intituladas “À luz do Encantado reflete o azul”.
O enredo contará a história de Rosa Maria Egípcia, considerada a primeira mulher negra a escrever um livro no Brasil. Criada pelo carnavalesco Tarcísio Zanon, a fantasia que “forasteiros” poderão comprar representa a última profecia de Rosa, mulher preta, escravizada, que foi de meretriz a santa.
O enredo da escola aborda uma história trágica e mística. O livro que Rosa escreveu foi “Sagrada Teologia do Amor Divino das Almas Peregrinas”. São 250 páginas onde ela descreve sua experiência sensorial de contato com Jesus Menino.
Em 2023, a Viradouro vai encerrar o desfile do Grupo Especial, na segunda-feira, dia 20 de fevereiro. A primeira a entrar na avenida será a Império Serrano, no domingo, 19 de fevereiro.
Ouça o samba-enredo da escola para o Carnaval de 2023, aqui
COMPARTILHE