COMPARTILHE
Investimentos em obras de contenção de encostas e a criação de uma plataforma de informações sobre mudanças climática foram exemplos dados pelo prefeito de Niterói, Axel Grael, de iniciativas do município voltadas para questões relacionadas com o clima. Ele apresentou as ações em um painel realizado durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Clima (COP-27), no Egito.
Leia mais: Especialista volta a recomendar uso de máscara contra Covid em locais fechados
Grael e o secretário municipal do Clima, Luciano Paez, participam do evento, que será realizado até o próximo dia 18, em Sharm El Sheikh. Em palestra realizada nesta terça-feira (08), ele falou sobre a importância das cidades nas ações de resiliência e na luta pela mitigação das emissões de carbono.
O prefeito destacou também a criação da Moeda Arariboia, em Niterói, como um “modelo inovador de transferência de renda”, e o programa Jovem EcoSocial, “que promove a inclusão social de jovens”.
Segundo informou, a Moeda Arariboia beneficia cerca de 31 mil famílias em situação de vulnerabilidade social, no município. Prestes a fazer um ano desde o lançamento, o programa tem um investimento anual de R$ 135 milhões.
A moeda auxilia famílias que estão cadastradas no CadÚnico e que fazem parte do recorte de renda que as classifica como em situação de vulnerabilidade ou extrema vulnerabilidade. Em Niterói, mais de 100 mil niteroienses são beneficiados pelo programa.
– Nós selecionamos a comunidade do Caramujo, que sofreu muito com chuvas intensas provocadas pelas mudanças climáticas, para iniciar um projeto de conscientização climática no qual as famílias que cumprirem metas de redução de consumo de água, de energia e de lixo recebem valores na moeda Arariboia que podem ser usados na cidade – explicou Grael que também é vice-presidente de Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Frente Nacional de Prefeitos, representando os 500 maiores municípios do País.
Sobre o Jovem EcoSocial, informou que envolve 500 jovens de comunidades, em vulnerabilidade social, que participam de um programa de reflorestamento e de capacitação técnica em diversas áreas.
O prefeito de Niterói abordou ainda o novo cenário político brasileiro e a importância da parceria entre as diferentes esferas de poder.
– A eleição do presidente Lula estabelece um novo cenário de diálogo e de combate às mudanças climáticas em nosso País. O Brasil retomará seu protagonismo internacional neste tema, que precisa se ratificar também como prioridade dos governos locais e da sociedade organizada – afirmou.
Na segunda-feira (7), Grael participou do painel “Boas Práticas em Múltiplos Níveis de Ações para Emergência Climática”, no pavilhão da organização internacional Iclei (Governos Locais para a Sustentabilidade).
A Iclei é uma rede global de mais de 2.500 governos locais e regionais que atua com foco no desenvolvimento urbano sustentável. A entidade está presente em mais de 130 países.
O moderador do painel foi o secretário executivo do ICLEI, o belga Gino Van Begin. Também foram debatedores a representante de Maui (Havai), Kelly King; o prefeito de San José (EUA), Sam Liccardo, e Marília Melo, secretária de Meio Ambiente de Minas Gerais.
COMPARTILHE