26 de dezembro

Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Lideranças políticas de Niterói se manifestam sobre vitória de Lula na eleição

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Maioria parabenizou o presidente eleito. Aliado de Jair Bolsonaro, Carlos Jordy prometeu “oposição mais dura da história”
Políticos de Niterói parabenizam Lula. Foto: Ricardo Stuckert
Políticos de Niterói parabenizam Lula. Foto: Ricardo Stuckert

Lideranças políticas de Niterói se manifestaram sobre a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no segundo turno da eleição presidencial, no domingo (30). Ao obter a maior votação da história, com mais de 60 milhões de votos, o ex-presidente garantiu o terceiro mandato com 50,9%, contra 49,1% do atual presidente Jair Bolsonaro (PL), que disputava a reeleição.

Um dos primeiros a se pronunciar foi o ex-prefeito da cidade, Rodrigo Neves (PDT), que liderou a frente de apoio ao petista desde que perdeu a disputa pelo governo do Rio de Janeiro.

– Essa é a vitória da democracia e daqueles que sonham com a justiça social. Niterói deu o seu recado como fortaleza das forças progressistas e trabalhistas do Brasil. Que Lula faça um grande governo para todos os brasileiros e reverta esse período sombrio de retrocessos de Bolsonaro – disse, por meio do Twitter.

Axel Grael (PDT): prefeito de Niterói

Já o atual prefeito de Niterói, Axel Grael (PDT), parabenizou Lula e reiterou que “essa vitória é um resgate à esperança em dias melhores”. Grael também reforça a expectativa de que, a partir de 1º de janeiro de 2023, quando Lula tomar posse no Palácio do Planalto, “o Brasil vai seguir no caminho do desenvolvimento sustentável”.

– Após 4 anos de um governo que trouxe de volta a fome, a destruição da Amazônia, que atacou constantemente os povos indígenas, desrespeitou a imprensa, que agiu de maneira preconceituosa com diversas camadas da sociedade, o Brasil vai seguir no caminho do desenvolvimento com sustentabilidade, no combate à fome, com geração de empregos, oportunidades e justiça social. Viva a democracia! Viva o Brasil!!! O amor venceu o ódio! Essa vitória é um resgate à esperança em dias melhores! Seguiremos agora um novo ciclo.

Talíria Petrone (PSOL): deputada estadual reeleita

Segunda candidata à Câmara mais votada em Niterói, a deputada federal reeleita Taliria Petrone, do PSOL, lembrou que “os presidentes da Câmara (Arthur Lira) e do Senado (Rodrigo Pacheco) já legitimaram o resultado eleitoral e todos os líderes mundiais parabenizaram Lula pela vitória”.

– O povo elegeu Lula e as urnas serão respeitadas. A transição de governo começa hoje. Bolsonaro e seus grupamentos neonazistas, isolados e desesperados, são muito menores do que a força do povo brasileiro. Com esperança no amanhã, já começamos a fazer nascer um Brasil novo. Eles passarão, e as forças populares seguirão adiante – destacou.

Pastor Henrique Vieira (PSOL): deputado estadual eleito

Deputado federal eleito, o pastor Henrique Vieira, do PSOL, foi mais um a comemorar a vitória de Lula. Ele acrescentou que “nós temos uma causa e nossa luta é antifundamentalista, por igualdade, justiça social e preservação do nosso planeta”.

– Sorrisos, abraços, amor, afeto, alívio! Ontem comemoramos juntos a vitória do amor e da política com afeto. Estar nas trincheiras ao lado destes companheiros e companheiras torna momentos como este ainda mais intensos e emocionantes. Lutamos sem perder a ternura! Temos o direito e o dever de comemorar, porque o trabalho será intenso – comentou.

Carlos Jordy (PL): deputado estadual reeleito

Um dos principais aliados do governo na Câmara, o deputado federal mais votado em Niterói, Carlos Jordy (PL), reconheceu a derrota do presidente Jair Bolsonaro nas urnas eletrônicas. Ele foi um dos primeiros bolsonaristas a se pronunciar após a vitória de Lula e disse que “não vai desistir do Brasil e que Lula não governará o país”. Ainda segundo Jordy, Lula “terá a oposição mais contundente e dura da história”.

Flávio Serafini (PSOL): deputado estadual reeleito

Outro que se manifestou sobre o resultado das eleições foi o deputado estadual reeleito Flávio Serafini, nome de peso do campo político de esquerda na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) e também em Niterói.

– A unidade vai trazer a novidade e dias melhores. A democracia venceu, o amor venceu, Niterói deu mais um show em defesa da vida, da alegria, dos direitos, e elegeu Lula presidente. Parabéns à minha cidade, seus moradores e a união que se formou em defesa da nossa democracia. Vencemos e seguiremos sempre ao lado da justiça e da igualdade – ressaltou.

Verônica Lima (PT): deputada estadual eleita

Quem também celebrou o resultado foi a vereadora e futura deputada estadual, Verônica Lima (PT). A correligionária do presidente eleito corroborou o discurso de Serafini e afirmou que o “amor venceu”.

– O nosso país se reencontra com o maior líder popular da sua história. Luiz Inácio Lula da Silva, o candidato da democracia e de um futuro digno para o nosso povo, foi eleito Presidente. Essa é uma vitória de todos aqueles que lutam por uma sociedade mais justa, com oportunidades, direitos e esperança para todos. Uma vitória para aqueles que combatem o ódio, a intolerância e o desprezo pelo diferente. Uma vitória da civilização contra a barbárie. Lula, estamos com você. O Brasil está com você – ilustrou.

Vitor Júnior (PDT): deputado estadual eleito

O ex-vereador e futuro deputado estadual Vitor Júnior (PDT) disse que o Brasil “escolheu o caminho da democracia” e que, com Lula na Presidência, “vamos seguir trabalhando por um país mais justo, com mais oportunidades, empregos e respeito às diferenças”.

COMPARTILHE