21 de novembro

Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Prefeitura de Niterói promete retomar as obras na Alameda de São Boaventura

Por Redação
| aseguirniteroi@gmail.com

COMPARTILHE

Edital sobre o projeto foi lançado no Diário Oficial neste sábado. Processo de revitalização é orçado em R$ 141 milhões
Cerca de 26 mil carros circulam diariamente pela Alameda de São Boaventura. Foto: Emusa/Divulgação
Cerca de 26 mil carros circulam diariamente pela Alameda de São Boaventura. Foto: Emusa/Divulgação

O prefeito Axel Grael (PDT) anunciou por meio de sua rede social, nesta sexta-feira (7), que vai retomar o projeto de revitalização da Alameda São Boaventura, uma das maiores vias de Niterói, além de ser o principal acesso dos moradores do bairro do Fonseca à ponte Rio-Niterói.

O edital sobre o projeto, aliás, foi lançado no Diário Oficial do município na manhã deste sábado (8). Conforme o documento, a revitalização terá um orçamento máximo estimado em R$ 141 milhões e pode durar até 18 meses. Ainda não há uma empresa contratada para as reformas.

Leia mais: Niterói é a 8ª cidade mais inteligente do Brasil

O prefeito Axel Grael relatou que o processo chegou a ser iniciado, mas foi interrompido a pedido do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ). Ainda de acordo com o chefe do Executivo municipal, o TCE-RJ “analisou, aprovou e liberou o edital esta semana”.

O projeto

Conforme consta no Diário Oficial, as intervenções na Alameda incluem modernização dos corredores viários, melhoria e ampliação da rede de drenagem, pavimentação das vias, acessibilidade das calçadas e implantação de ciclovias.

A prefeitura promete ainda readequar as estações de ônibus para facilitar a entrada e a saída dos veículos. Nesse sentido, o modelo das estações será semelhante ao dos terminais do BHLS da Transoceânica, com a instalação de painéis eletrônicos. A Alameda, de acordo com o projeto proposto, vai receber iluminação em LED e novo paisagismo.

– A revitalização da Alameda São Boaventura é um compromisso que, agora, liberado para licitação pelo TCE, vai sair do papel. As obras terão o mesmo padrão das intervenções feitas na Avenida Marquês de Paraná, outra via de grande movimentação em Niterói. Assim como na Marquês de Paraná, a Alameda terá a instalação de novas faixas viárias exclusivas para ônibus nos dois sentidos do tráfego, além de ciclovia e outras melhorias – disse Grael

Engarrafamento preocupa

O plano sobre a implantação de uma infraestrutura cicloviária preocupou os moradores em relação ao já habitual engarrafamento no trecho. Segundo o presidente da Nittrans, Gilson de Souza, cerca de 800 mil carros circulam mensalmente na Alameda São Boaventura.

A via, ao mesmo tempo, é considerada estreita, com apenas três faixas distribuídas para cada sentido. O projeto de revitalização não explica de que maneira vai reduzir o congestionamento.

– Vai melhorar o trânsito? Essa cidade não tem mobilidade, tem engarrafamento em todos os lugares, está terrível – disse uma moradora, que foi corroborada por outra internauta.

– Eu preferiria a melhora no trânsito, pois pego engarrafamento e levo 50 minutos para chegar na rodoviária – reclamou.

COMPARTILHE