26 de dezembro

Niterói por niterói

Pesquisar
Close this search box.
Publicado

Craque do Real Madrid, Vinícius Jr promove projeto social na escola em que estudou, em São Gonçalo

COMPARTILHE

Instituto Vini Jr mistura tecnologia e futebol e lança aplicativo na escola Paulo Reglus Freire
Vinícius JR, que tem projeto social para tornar a educação mais atraente para jovens. Foto- Divulgação:Prefeitura de São Gonçalo
Vinícius JR, que tem projeto social para tornar a educação mais atraente para jovens. Foto: Divulgação/Prefeitura de São Gonçalo

Tecnologia, esporte e educação. Essa é a proposta do Instituto Vini. Jr, do atacante Vinícius Junior, do Real Madrid, de apenas 20 anos. A EdTech Social é a primeira do Brasil a usar tecnologia aliada ao esporte como ferramenta de mobilização para apoiar os professores da rede pública de ensino no desenvolvimento educacional das crianças e adolescentes.

O projeto está sendo desenvolvido, inicialmente, na Escola Municipal Paulo Reglus Freire, em São Gonçalo, onde o jogador estudou quando morava na cidade. O primeiro produto do Instituto é o aplicativo BASE, que vem sendo desenvolvido e testado há um ano pela equipe do Instituto Vini.Jr, em parceria com o corpo docente da escola.

O jogador do Real Madrid na escola em que estudou, em São Gonçalo. Foto: Divulgação Prefeitura de São Gonçalo

A nova tecnologia usa elementos do futebol para atrair a atenção dos alunos e conta com os mesmos conteúdos que são desenvolvidos na sala de aula, com questões de Matemática, Língua Portuguesa, Ciências, História e Geografia, seguindo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Inicialmente, o projeto está focado nos primeiros anos do Ensino Fundamental (do 1º ao 5º ano), beneficiando crianças de 6 a 10 anos.

O Instituto Vini.Jr é um sonho antigo da família e do atacante do Real Madrid, mesmo com pouco tempo de carreira profissional. Tanto que o jogador está investindo sozinho na primeira fase dessa nova iniciativa, ainda sem apoio de parceiros ou patrocinadores. A infância difícil na cidade de São Gonçalo nunca saiu da cabeça do jogador.

– É a realização de um grande sonho meu, do meu pai e de todos que acompanharam de perto a nossa luta até aqui. A minha infância em São Gonçalo foi muito difícil, em determinado momento o meu pai precisou se mudar, foi para São Paulo trabalhar para conseguir sustentar a nossa família. Sofremos na pele, sabemos o que as crianças, os jovens e essas famílias precisam porque passamos por isso. Durante muito tempo o meu pai organizava essa ajuda sozinho, fazíamos eventos na comunidade, distribuição de comida e brinquedo. Ajudava, mas não transformava. A proposta agora é outra, mais profunda. Queremos ajudar essas crianças na base, acreditamos muito na importância da educação para mudar esse cenário e nossa equipe vai trabalhar muito com esse objetivo – explica Vinicius Jr., que pretende levar essa tecnologia para outras escolas do Rio de Janeiro e, em seguida, para outros lugares do país.

Vinícius Jr: lembranças da escola. Foto: Divulgação Prefeitura de São Gonçalo

O conteúdo do aplicativo BASE foi todo desenvolvido pela equipe pedagógica do Instituto Vini.Jr, em parceria com diretores e professores da escola Escola Municipal Paulo Reglus Freire, além de outros profissionais da Secretaria de Educação de São Gonçalo. O objetivo é fazer com que as crianças aprendam jogando o mesmo conteúdo que é desenvolvido em sala de aula, e para isso todas as questões seguem as regras da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Na primeira fase do app, o jogo foi dividido em três temporadas, como nos torneios de esporte. Cada uma delas tem quatro níveis de competição: Regional, Nacional, Continental e Mundial, além de uma Pré-Temporada; e os torneios têm diferentes números e níveis de questões, que são chamadas de partidas. O modelo é gamificado, oferece moedas, pontos e troféus para ampliar e manter o interesse das crianças.

O projeto vai acontecer inicialmente nas escolas públicas, com ajuda dos professores, que serão incentivados a usarem o app dentro da sala de aula. Segundo o planejamento, o aplicativo estará presente em 10 escolas até janeiro de 2023, atendendo cerca de três mil crianças e 100 professores.

COMPARTILHE