COMPARTILHE
O A Seguir: Niterói mostrou ao longo de mais um mês o clima da cidade, o mapa político da Rua Paulo Gustavo, o principal território da disputa eleitoral em Niterói e as esquinas mais visadas pelos candidatos e seus cabos eleitorais. Fomos até a esquina que mais chama a atenção, justamente pela disputa de campos ideológicos opostos: a Lopes Trovão com a Paulo Gustavo. Um pouco antes do Shopping Icaraí, o eleitor se depara com duas pequenas bancas, uma de extrema direita e outra de esquerda. Não por acaso, o ponto foi cenário de vários confrontos verbais ao longo dos últimos dias.
Em conversa com cabos eleitorais, a resposta era unânime: desde a redemocratização, nunca se viu uma eleição tão polarizada. A orientação era não isolar membros da equipe, por prevenção a possíveis ataques e represálias. O A Seguir ainda caminhou pela Presidente Backer e Tavares de Macedo. Fora dos limites de Icaraí, também rodamos por São Francisco, Charitas, Cafubá, Largo da Batalha e Maria Paula.
Leia também: Por que votamos? — A Seguir Niterói (aseguirniteroi.com.br)
Outro ponto de muita concentração de campanhas políticas é a Estação Praça Arariboia, no Centro da cidade. Independente dos horários de pico, não há tempo ruim para os correligionários, que tomaram a praça de bandeiras, ocupando muitas das vezes, espaço de transição dos trabalhadores que têm um compromisso diário com a barca. Mesmo na chuva ou com o tempo mais fechado, havia uma movimentação. Alto falante, caixas de som em carros, panfletos e adesivos entregues num ato de desespero. A correria de quem têm pressa de virar voto. Nesta semana que antecede as eleições, decisiva para alguns candidatos, cresce o nível de ansiedade. E o registro desta semana tão importante para o país foi documentado pelo fotógrafo Gustavo Stephan em um ensaio que você confere abaixo:
COMPARTILHE